LIVROS
Sempre gostei (e gosto) muito de ler, mesmo muito. Quando era miúda lia tudo aquilo que apanhava à mão, mas algures entre o Liceu e a Universidade, perdi o hábito, embora continuasse a gostar.
Um belo dia, há cerca de 2 anos atrás, parei um bocadinho para pensar: “eu gosto tanto de ler; à noite depois de jantar sento-me a ver televisão e não aprendo nadinha (desgraças em directo e políticos hipócritas nas notícias, telenovelas, reality shows que já não suportava, programas de pseudo-humor sem graça nenhuma); custa-me imenso adormecer quando me deito porque sou maluca e escolho essa hora para pensar em tudo o que me apoquenta e preocupa e os meus problemas parecem dez vezes mais complicados do que quando volto a pensar neles na manhã seguinte… Vou voltar a ler”.
E se bem o disse, melhor o fiz. Comecei com as colecções de clássicos editadas por alguns jornais e revistas e, quando estas acabaram, encontrei uma metodologia para selecção dos livros a comprar e ler: Todos os sábados, leio na Actual (Expresso) e no MilFolhas (Público) a secção de Livros, faço a minha selecção dos que gostaria de ler, anoto e, na visita seguinte à FNAC (como ando sempre para cima e para baixo para ver os meus pais, passo muitas vezes no Porto, e aproveito!), compro os meus livros.
E todos os dias, religiosamente, depois de jantar e de cumpridas todas as tarefas/rotinas diárias, em vez de vegetar frente à televisão, pego no meu livro e leio, primeiro na sala e depois encostadinha na cama, antes de adormecer. Esqueço os meus problemas, as chatices no emprego, e quando fecho o livro e, logo a seguir, os olhos, adormeço sem qualquer dificuldade, ainda embrenhada naquele outro mundo em que mergulhei...
Leio essencialmente (quase exclusivamente) ficção: os meus livros têm que ter uma narrativa, uma história (filosofia não serve) e tenho que gostar da forma de escrever do autor, tenho que o entender. O último livro que acabei, no Domingo à noite, foi o “A Conspiração Contra a América” do Philip Roth: aconselho vivamente, livro espectacular, obra prima segundo alguns críticos e considerado por muitos um dos melhores de 2005. No mesmo dia, comecei o “Bilhete de Identidade” de Maria Filomena Mónica, também considerado um dos melhores do ano mas na secção ensaística: estou a gostar muito também. Em todos os casos, garanto-vos uma coisa, aprende-se SEMPRE alguma coisa nova com um livro.
19 Comments:
Querida amiga,
Acho q tens toda a razão.
Eu toda a vida morei numa casa recheada de livros e depois que acabei a Universidade comecei a ficar preguiçosa.
Desde que me licenciei, já lá vão 8 anitos, só li 3 livros (os 3 do Dan Brown...não sei se é muito o teu género). Já tentei ler 2 vezes o do MST "Equador" e desisti pq o achei levemente enfadonho. Mas agora no Natal ofereceram-me a versão especial, como fotografias e capa dura. O livro tem tão bom aspecto que acho que um dia destes vou voltar novamente a tentar :-).
Seja como for, a televisão raramente dá programas que nos eduquem pelo que acho q fazes muito bem.
E depois, isso tb se nota na forma como escreves! Acho q te expressas muito bem e com muita clareza e isso aprende-se com a leitura!
Beijinhos
Aelxandra
Alexandra, dá mais uma hipótese ao "Equador": vais ver que vais gostar imenso!
Beijinho grande
Eu adoro ler....mas conefsso que a minha preguiça tb vai para a leitura! Tenho de recomeçar!
O Equador é fatastico...ainda não li o SUL.
Alexandra, as primeiras pagians custam mas depois vais ver que é muito giro!
Adoro romances.....e adoro documentários, aqueles livros baseados em histórias reais, a Princesa Sultana, Zana Mushen, Vendidas, esses livros que me levam a conhecer as culturas de outros países!
Que engraçado, és muito parecida comigo! Eu tb reservo a ‘hora de deitar’ para meditar acerca dos meus problemas…
Eu sou uma leitora compulsiva! Leio de tudo (os escritores Portugueses não me seduzem… fiquei com o trauma no Liceu, área de Humanísticas… tb não leio/entendo poesia) e tudo que leio anoto e comento – os meus livros estão todos anotados, cheios de escritos. O meu marido diz que é o meu maior defeito, eu não consigo adormecer sem ler, nem que seja um parágrafo, posso estar a morrer de fadiga mas é a leitura que me faz descansar a cabeça, que me embala!
A leitura é um «bichinho» um bom «vicio»; amo ler um livro cativante, aquele que me consegue transportar para outro mundo/ outra vida, aquele em que o narrador ou as personagens conseguem "falar comigo" com intimidade.
Boas leituras.
Bjs,
Penélope
Estou com a Alexandra o Equador não me seduziu, comprei ainda li um bocado mas não fui até ao fim.
O meu marido leu-o num ápice, ele adorou. Mas nós temos gostos muito diferente a esse nível.
Dos livros que gostei nos últimos tempos: "A Praia do Destino" da Anita Shreeve e "As Tranças de Inês" da Rosa Lobato Faria.
Nunca pensei vir a gostar de uma livro da R.L.F. mas adorei.
Tb gostei do "Zahir" do Paulo Coelho.
Agora estou a ler o "Chega-te a mim e deixa-te estar", do Eduardo Sá. O livro é +/- mas eu adoro o Homem, acho-o um charme!
Boas Leitura
Bjs
Filipa
Nisso somos parecidas, também gosto muito de ler. É um hobbie saudável, o problema é o sítio para por os livros ;)
Só não leio nada de Saramago, não gosto mesmo.
Normalmente costumava ler sempre à hora de almoço enquanto comia, aqui o trabalho, e quando o S. vinha mais tarde, depois das faxinas recuperava baterias na altura.
Para mim é como entrar num mundo à parte, onde os problemas são resolvidos e as coisas acabam em bem.
Bjks
Adorei o comentário deixado no meu blog, tal como sempre que aqui venho, leio e gosto do teu "perfil", também gosto muito de ler, agora ando ler os Livros do Moita Flores,e algumas prendas de Natal que recebi.
Beijinhos
A título de curiosidade: ontem comprei o livro «Os sete mensageiros, de Dino Buzzati» - é referido no cartaz do jornal Expresso; são vários contos com histórias complexas ("a visão labiríntica do mundo, a percepção constante do bem e do mal, a atenção dedicada às relações secretas entre as coisas"), ainda só li um conto e o que li gostei bastante - muito interessante, misto de bizarro e real!
Penélope
ola amiga musa
Tal como tu adoro ler, mas so consigo ao deitar é o meu comprimido de dormir.
Leio de tudo mas sou de fases,se estou na fase policial,jamais iniciarei um romance ou um historico,apenas ultimamente um livro quebrou esta minha mania " A sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón, desde essa altura nenhum outro me satisfez mais!!
Beijos
Ana Oliveira
Penélope, adoro os livors que misturam realidade com algo mais... Vou ver se encontro esse!
Ana, adorei esse livro! Foi uma das minhas leituras de 2005 e ofereci-o também no Natal!
Eu ando às voltas com 2, mas confesso q ando meio viciada com umas pesquisas na net, até me escapa a leitura tradicional...
Concordo plenamente! Temos sempre algo a aprender com um livro. Só tenho pena de não ter mais tempo para ler. Mas sempre que posso, lá estou eu :)
Desde que me meti nas aventuras do mestrado no ano passado que os meus livros passaram a ser outros.....mas tens toda a razão, é sempre uma óptima companhia....
Beijocas doces
Cláudia
Eu tenho fases em que devoro livros, outras há em que não tenho paciência para fazê-lo.Olha, já agora já leste o livro "Cartas de Guerra", não me lembro o nome do autor, mas parece ser interessante e fala de uma história de amor que sobreviveu às loucuras e horrores da guerra. Saiu o ano passado.Se souberes se realmente vale a pena, diz-me.
Jinhos
olá amiga,eu tb cresci rodeada de livros e li há uns tempos que o facto de haver ou não livros em casa influência a nossa disposição para a leitura. Concordo pelnamente, sou capa de ler 1 livro que me interesse de rajada. Mas a minha "onda é outra" já deves ter reparado no meu blog ( eu sou mais pela Marion Zimmer Bradley, isabel Allende, Sveva Mondignagi, Nicholas Saprks...), mas o que interessa é o gosto que temos . Bjs Tuga
Ao ler o teu post, dei-me conta de que, desde que tenho net, nunca mais quis saber de leituras (de livros, claro). Nem a telenovelas que continuo a comprar todas as semanas eu leio.
Tenho tantos livros em casa e não li nenhum. Se calhar está na hora de começar a pensar nisso.
Joquinhas
Sofia
acho k vou seguir a tua sugestão, tenho mm k me dedicar mais à leitura...
Jinhos
Susy
eu n leio um livro há que séculos. Agora é mais é fraldas!!!!!
Ai o q eu adorava ter tempo para ler...
Só posso dizer q são boas escolhas , o da maria f. mónica principalmente... morro de curiosidade. Se puderes quando acabares dá-nos um comentário.
Beijinhos
Enviar um comentário
<< Home