Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

terça-feira, janeiro 10, 2006

LIVROS

Sempre gostei (e gosto) muito de ler, mesmo muito. Quando era miúda lia tudo aquilo que apanhava à mão, mas algures entre o Liceu e a Universidade, perdi o hábito, embora continuasse a gostar.
Um belo dia, há cerca de 2 anos atrás, parei um bocadinho para pensar: “eu gosto tanto de ler; à noite depois de jantar sento-me a ver televisão e não aprendo nadinha (desgraças em directo e políticos hipócritas nas notícias, telenovelas, reality shows que já não suportava, programas de pseudo-humor sem graça nenhuma); custa-me imenso adormecer quando me deito porque sou maluca e escolho essa hora para pensar em tudo o que me apoquenta e preocupa e os meus problemas parecem dez vezes mais complicados do que quando volto a pensar neles na manhã seguinte… Vou voltar a ler”.
E se bem o disse, melhor o fiz. Comecei com as colecções de clássicos editadas por alguns jornais e revistas e, quando estas acabaram, encontrei uma metodologia para selecção dos livros a comprar e ler: Todos os sábados, leio na Actual (Expresso) e no MilFolhas (Público) a secção de Livros, faço a minha selecção dos que gostaria de ler, anoto e, na visita seguinte à FNAC (como ando sempre para cima e para baixo para ver os meus pais, passo muitas vezes no Porto, e aproveito!), compro os meus livros.
E todos os dias, religiosamente, depois de jantar e de cumpridas todas as tarefas/rotinas diárias, em vez de vegetar frente à televisão, pego no meu livro e leio, primeiro na sala e depois encostadinha na cama, antes de adormecer. Esqueço os meus problemas, as chatices no emprego, e quando fecho o livro e, logo a seguir, os olhos, adormeço sem qualquer dificuldade, ainda embrenhada naquele outro mundo em que mergulhei...
Leio essencialmente (quase exclusivamente) ficção: os meus livros têm que ter uma narrativa, uma história (filosofia não serve) e tenho que gostar da forma de escrever do autor, tenho que o entender. O último livro que acabei, no Domingo à noite, foi o “A Conspiração Contra a América” do Philip Roth: aconselho vivamente, livro espectacular, obra prima segundo alguns críticos e considerado por muitos um dos melhores de 2005. No mesmo dia, comecei o “Bilhete de Identidade” de Maria Filomena Mónica, também considerado um dos melhores do ano mas na secção ensaística: estou a gostar muito também. Em todos os casos, garanto-vos uma coisa, aprende-se SEMPRE alguma coisa nova com um livro.

19 Comments:

At 9:58 da manhã, Blogger Unknown said...

Querida amiga,
Acho q tens toda a razão.
Eu toda a vida morei numa casa recheada de livros e depois que acabei a Universidade comecei a ficar preguiçosa.
Desde que me licenciei, já lá vão 8 anitos, só li 3 livros (os 3 do Dan Brown...não sei se é muito o teu género). Já tentei ler 2 vezes o do MST "Equador" e desisti pq o achei levemente enfadonho. Mas agora no Natal ofereceram-me a versão especial, como fotografias e capa dura. O livro tem tão bom aspecto que acho que um dia destes vou voltar novamente a tentar :-).
Seja como for, a televisão raramente dá programas que nos eduquem pelo que acho q fazes muito bem.
E depois, isso tb se nota na forma como escreves! Acho q te expressas muito bem e com muita clareza e isso aprende-se com a leitura!
Beijinhos
Aelxandra

 
At 10:32 da manhã, Blogger Musa said...

Alexandra, dá mais uma hipótese ao "Equador": vais ver que vais gostar imenso!
Beijinho grande

 
At 11:33 da manhã, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Eu adoro ler....mas conefsso que a minha preguiça tb vai para a leitura! Tenho de recomeçar!

O Equador é fatastico...ainda não li o SUL.

Alexandra, as primeiras pagians custam mas depois vais ver que é muito giro!

Adoro romances.....e adoro documentários, aqueles livros baseados em histórias reais, a Princesa Sultana, Zana Mushen, Vendidas, esses livros que me levam a conhecer as culturas de outros países!

 
At 11:44 da manhã, Blogger Penélope said...

Que engraçado, és muito parecida comigo! Eu tb reservo a ‘hora de deitar’ para meditar acerca dos meus problemas…
Eu sou uma leitora compulsiva! Leio de tudo (os escritores Portugueses não me seduzem… fiquei com o trauma no Liceu, área de Humanísticas… tb não leio/entendo poesia) e tudo que leio anoto e comento – os meus livros estão todos anotados, cheios de escritos. O meu marido diz que é o meu maior defeito, eu não consigo adormecer sem ler, nem que seja um parágrafo, posso estar a morrer de fadiga mas é a leitura que me faz descansar a cabeça, que me embala!
A leitura é um «bichinho» um bom «vicio»; amo ler um livro cativante, aquele que me consegue transportar para outro mundo/ outra vida, aquele em que o narrador ou as personagens conseguem "falar comigo" com intimidade.
Boas leituras.
Bjs,

Penélope

 
At 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou com a Alexandra o Equador não me seduziu, comprei ainda li um bocado mas não fui até ao fim.
O meu marido leu-o num ápice, ele adorou. Mas nós temos gostos muito diferente a esse nível.

Dos livros que gostei nos últimos tempos: "A Praia do Destino" da Anita Shreeve e "As Tranças de Inês" da Rosa Lobato Faria.
Nunca pensei vir a gostar de uma livro da R.L.F. mas adorei.

Tb gostei do "Zahir" do Paulo Coelho.

Agora estou a ler o "Chega-te a mim e deixa-te estar", do Eduardo Sá. O livro é +/- mas eu adoro o Homem, acho-o um charme!

Boas Leitura
Bjs
Filipa

 
At 1:44 da tarde, Blogger Nany said...

Nisso somos parecidas, também gosto muito de ler. É um hobbie saudável, o problema é o sítio para por os livros ;)
Só não leio nada de Saramago, não gosto mesmo.
Normalmente costumava ler sempre à hora de almoço enquanto comia, aqui o trabalho, e quando o S. vinha mais tarde, depois das faxinas recuperava baterias na altura.
Para mim é como entrar num mundo à parte, onde os problemas são resolvidos e as coisas acabam em bem.
Bjks

 
At 2:20 da tarde, Blogger amiguita said...

Adorei o comentário deixado no meu blog, tal como sempre que aqui venho, leio e gosto do teu "perfil", também gosto muito de ler, agora ando ler os Livros do Moita Flores,e algumas prendas de Natal que recebi.

Beijinhos

 
At 2:27 da tarde, Blogger Penélope said...

A título de curiosidade: ontem comprei o livro «Os sete mensageiros, de Dino Buzzati» - é referido no cartaz do jornal Expresso; são vários contos com histórias complexas ("a visão labiríntica do mundo, a percepção constante do bem e do mal, a atenção dedicada às relações secretas entre as coisas"), ainda só li um conto e o que li gostei bastante - muito interessante, misto de bizarro e real!
Penélope

 
At 2:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ola amiga musa

Tal como tu adoro ler, mas so consigo ao deitar é o meu comprimido de dormir.

Leio de tudo mas sou de fases,se estou na fase policial,jamais iniciarei um romance ou um historico,apenas ultimamente um livro quebrou esta minha mania " A sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón, desde essa altura nenhum outro me satisfez mais!!

Beijos
Ana Oliveira

 
At 2:36 da tarde, Blogger Musa said...

Penélope, adoro os livors que misturam realidade com algo mais... Vou ver se encontro esse!

Ana, adorei esse livro! Foi uma das minhas leituras de 2005 e ofereci-o também no Natal!

 
At 2:56 da tarde, Blogger Clara said...

Eu ando às voltas com 2, mas confesso q ando meio viciada com umas pesquisas na net, até me escapa a leitura tradicional...

 
At 3:01 da tarde, Blogger Anna72 said...

Concordo plenamente! Temos sempre algo a aprender com um livro. Só tenho pena de não ter mais tempo para ler. Mas sempre que posso, lá estou eu :)

 
At 3:28 da tarde, Blogger Bem Me Queres said...

Desde que me meti nas aventuras do mestrado no ano passado que os meus livros passaram a ser outros.....mas tens toda a razão, é sempre uma óptima companhia....
Beijocas doces
Cláudia

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu tenho fases em que devoro livros, outras há em que não tenho paciência para fazê-lo.Olha, já agora já leste o livro "Cartas de Guerra", não me lembro o nome do autor, mas parece ser interessante e fala de uma história de amor que sobreviveu às loucuras e horrores da guerra. Saiu o ano passado.Se souberes se realmente vale a pena, diz-me.
Jinhos

 
At 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá amiga,eu tb cresci rodeada de livros e li há uns tempos que o facto de haver ou não livros em casa influência a nossa disposição para a leitura. Concordo pelnamente, sou capa de ler 1 livro que me interesse de rajada. Mas a minha "onda é outra" já deves ter reparado no meu blog ( eu sou mais pela Marion Zimmer Bradley, isabel Allende, Sveva Mondignagi, Nicholas Saprks...), mas o que interessa é o gosto que temos . Bjs Tuga

 
At 4:08 da tarde, Blogger Mamã artesã said...

Ao ler o teu post, dei-me conta de que, desde que tenho net, nunca mais quis saber de leituras (de livros, claro). Nem a telenovelas que continuo a comprar todas as semanas eu leio.
Tenho tantos livros em casa e não li nenhum. Se calhar está na hora de começar a pensar nisso.
Joquinhas
Sofia

 
At 5:11 da tarde, Blogger Susy said...

acho k vou seguir a tua sugestão, tenho mm k me dedicar mais à leitura...
Jinhos
Susy

 
At 9:49 da tarde, Blogger Rj said...

eu n leio um livro há que séculos. Agora é mais é fraldas!!!!!

 
At 10:01 da tarde, Blogger criolinha said...

Ai o q eu adorava ter tempo para ler...
Só posso dizer q são boas escolhas , o da maria f. mónica principalmente... morro de curiosidade. Se puderes quando acabares dá-nos um comentário.

Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home