Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

terça-feira, dezembro 20, 2005

A minha História TODA

Quando comecei a pensar em engravidar, achei que ia ser tudo muito fácil. Aliás, mesmo antes disso, sempre achei que nunca iria ter problemas em engravidar: sempre fui muito regular (com pílula, sem pílula, depois de deixar a pílula…), sempre tive um período normalíssimo (ou pensava eu que o era), e nunca tive os problemas pelos quais passavam algumas das minhas amigas. Algumas tinham ciclos enormes, ou irregulares ou quando deixavam de tomar a pílula estavam imenso tempo sem lhes vir o período, e, aos poucos fui-me convencendo que eu devia ser uma mulher muito fértil…
Logo à primeira (PRIMEIRA!!!) tentativa, mesmo sem fazer grandes contas, quando o período apareceu no fim do ciclo (ainda por cima com uns diazinhos de atraso), senti a primeira pontada de dor e angústia, mas achei que era uma estupidez. A partir daí, comecei a fazer as contas direitinhas (afinal tinha tido biologia até ao 12º ano, por isso sabia perfeitamente como é que estas coisas funcionam) e comecei a concentrar os meus (nossos) esforços n’ Aqueles Dias. E mesmo assim, nada…
Sem querer ainda entrar em grandes desesperos (sabe Deus à força de que auto-controlo), passados 6 meses (Fev/04) decidi ir ao ginecologista “ver se estava tudo bem”. Fiz umas análises hormonais (tudo bem), mas o médico detectou-me um quisto no ovário esquerdo e mandou-me tomar a pílula para ver se o malvado desaparecia (lá se foi o auto-controlo e desatei a chorar logo ali no consultório).
Entre consultas e ecos tive que tomar a pílula durante 9 meses (!) até ele desaparecer e depois fazer mais uma pausa de 3 meses antes de reiniciar as tentativas.

Nove meses depois de recomeçar a tentar, e depois de muito choro e desespero a cada nova esperança desfeita (a cada aparecimento do período) e sem vontade nenhuma de voltar ao médico anterior com medo que ele me voltasse a dar nova dose do mesmo tratamento, resolvi (e muito bem) consultar um especialista e decidi-me pela Clínica do Prof. Alberto Barros. Tive a minha primeira consulta em 07/Outubro deste ano e depois de alguns exames (análises, HSG, espermograma, eco), no dia 21/Novembro, o primeiro veredicto: 9% de espermatozóides normais (embora em grande quantidade e com boa mobilidade, pelo que este problema apenas não seria relevante), 1 trompa parcialmente obstruída, de novo 1 quisto de 5 cm no ovário esquerdo, e tudo isto causado, segundo o médico, por ENDOMETRIOSE. Se não queremos andar a perder mais tempo, partir directamente para FIV ou ICSI. Nesse dia o mundo caiu-me em cima. Acho que ainda não me tinha convencido que havia de facto um problema, e quando me confrontei com ele, fiquei de rastos…

Mas isso agora também já passou (quer dizer, de vez em quando continuo a ter uns dias menos bons, mas acho que preciso deles para voltar cá acima) e neste momento estou de novo a tomar a pílula para em Janeiro ir a uma nova consulta para confirmar o diagnóstico inicial e, se estiver tudo bem, planear e iniciar um tratamento. E depois, não sei… O futuro o dirá, mas a esperança é MUIIIIITTTTAAA!!!

12 Comments:

At 9:35 da manhã, Blogger X said...

Ler as tuas palavras faz-me rever mentalmente a minha história... quiçá a história de todas nós que andamos aqui a tentar, a tentar, a tentar. Também comecei assim, pensando que ia ser à primeira pois também eu era muito regular e NUNCA tive uma dor menstrual.

Depois vieram as dificuldades e o ter de encarar de frente o problema, o que dói sempre demais...

Agora, feitas 1 indução e 2 inseminações, vamos também virar-nos para uma FIV... lá terá de ser. O meu médico já me avisou que aquilo não é pêra doce e ando muito desmotivada... Por um lado, apetece-me ir até ao fim do mundo pela minha rodelinha; mas, por outro, não me apetece massacrar-me mais (agora também fisicamente) para nova tentativa frustrada. Não sei se aguento, entendes...? Até aqui era só a parte psicológica a ser afectada... não sei se tenho forças para me submeter a um tratamento mais doloroso...

Por isso, estou a descansar ;) Agora, só em Janeiro é que voltarei à consulta para preparar, se for caso disso, novo tratamento. Vamos ver... Era bom que 2006 fosse o nosso ano, não era? :)

Um beijinho para ti e muita força. Força é tudo o que nós precisamos. Força para continuar a acreditar. Força para convivermos com todas as amigas grávidas ou mães. Força para não nos desmancharmos em lágrimas cada vez que nos perguntam quando vem um bebé. Força para abdicarmos de tanta coisa para conseguirmos guradar dinheiro para os tratamentos. Força para continuarmos a tentar.

Por isso, Força!!!!

 
At 9:40 da manhã, Blogger Musa said...

Obrigada. Gostei muito das tuas palavras. É como dizes: força é tudo o que precisamos. Atrás da força vem o resto...
Vou-te linkar, espero que não te importes...
Beijinho grande

 
At 9:50 da manhã, Blogger Bem Me Queres said...

Amiga,

Em tudo a tua história reflecte tantas outras. Tb eu me convenci que engravidar seria possível qd eu decidisse. Infelizmente isso não aconteceu e já lá vão 2 anos e meio. Qd me confrontei com a infertilidade pensei que era uma verdadeira mulher e que nunca conseguiria ser feliz sem um filho. Hoje com as ideias mais amadurecidas, sei que tenho de agradecer a Deus tudo o que faz parte da minha vida. Sou feliz, embora incompleta e sei, sinto, que a minha vez tb vai chegar. O fórum ajudou-me a consciencializar-me que existem milagres e que o meu pode acontecer.....e o teu tb!Nunca desistas!
Beijocas doces....hoje um pouco tristinhas
Cláudia

 
At 9:54 da manhã, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Olá minha querida,
Gostei de ler a tua história e não imaginava que tivesse sido à tão pouco tempo que soubeste que ...terias de partir para uma FIV ou ICSI!

Gostava de te dar todo, TODO o meu apoio, quando vieres ao Porto avisa pois irei tomar um cafezito contigo nem que seja de "termos" à porta da clinica!

E quero que saibas que tenho esperança que o ano 2006, por ser ano par irá trazer a todas vocês uma estrela...o Kiko deu o primeiro pontapé no sábado e enste momento deu 2...é a 3ª vez que o sinto...premonição....pode ser a dar o apoio dele à Tia Musa...tenho a certeza que sim, minha querida. O que precisas é de ter força para ires em frente com os tratamentos que são dolorosos a todos os níveis e ter fé que a tua estela vai brilhar!

Um grande beijo nesse sorriso e olhar maravilhoso!

 
At 10:54 da manhã, Blogger Penélope said...

Gostei muito de conhecer a tua história, imagina, muito similar á minha! Eu também me convenci que engravidaria quando quisesse; deixei de tomar a pílula à 2 anos e meio…. até hoje estou á espera da cegonha!
A vida tem de continuar.
Eu amanhã vou fazer uma ecografia, eventualmente injecção de Ovitrelle e se não resultar em Janeiro começo a medicação para a FIV em Fevereiro. Já me consciencializei, mal, mas tenho de aceitar com optimismo e devoção – graças a Deus vivemos neste século, em que a medicina nós pode dar ‘uma grande ajuda’…. nem imagino o que sofreram centenas de mulheres, ainda no século passado, sem qualquer tipo de esperança, inclusive conforto médico!
Relativamente aos enfeites de Natal (post que deixas-te no meu blog)… vá, vá, toca a animar, como escrevi o Deus da felicidade gosta de pessoas alegres, optimistas, não digo que enfeites todas as divisões da casa, mas um ‘miminho’ alegra a vista e o coração :)
Bjs,

Penélope

 
At 3:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Depois de recordar a tua hitória e ler todos os comentários das tuas amigas ... estou muda.
Um beijinho com muita força.

 
At 6:00 da tarde, Blogger Nany said...

Sabes que sempre te considerei uma lutadora, e agora depois de ler tenho absoluta certeza.
O teu bébé vai chegar, são dois anos de tentativas mas 2006 vai ser o ano da concretização do teu sonho. Continua a ser a mulher forte que és e não tarda nada vais ser recompensada.
Bjks
Nany

 
At 7:58 da tarde, Blogger Summer said...

Olá Musa!

Antes de mais obrigada pela tua mensagem no meu blog.

Vais ver que a 2006 vai ser o nosso ano. Daqui a uns tempos vamos estar aqui todas a falar de bébés.

Bjs.

 
At 7:07 da manhã, Blogger Bunny said...

A esperança e a Fé são as nossas melhores aliadas nesta luta.
Vais ver que 2006 vai ser um ano em grande!
Uma beijoca do tamanho do universo

 
At 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Musa,
Estive a ler com calma a tua história e de repente comecei a ficar com medo de que o meu problema não seja apenas descontrolo hormonal...
Seja como for e apesar de já ir com um dia de atraso em relação ao teu post, queria deixar-te aqui um miminho...nunca desistas de lutar pelo teu sonho!
Acho-te uma pessoa muito especial e com uma energia positiva!
Um beijinho muito grande
Alexandra

 
At 12:34 da manhã, Blogger Josy Medeiros said...

Feliz Natal!
Você me transmite muita força através de suas palavras, acredito que seja uma pessoa decidida!
Tenho certeza que conseguirar alcançar o teu sonho!
Muita luz em sua vida!

 
At 2:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tb já ando a tentar engravidar há cerca de 4 anos...

Tenho 34 anos e sei que cada vez se torna mais complicado conseguir a minha estrelinha.

Vou começar em Fevereiro a minha primeira tentativa com a FIV. Estou um pouco receosa por se tratar de um tratamento invasivo e por que no local aonde vou fazer pouca informação nos deram de como se processa e os riscos existentes.

Enfim.... espero ter a mesma sorte que tu :)

 

Enviar um comentário

<< Home