Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, dezembro 05, 2007

IIIª Parte (e outras coisas)

Fez um ano... Já passou um ano e parece que ainda foi ontem...
Festejámos com os avós, no Minho, por isso não passei por cá antes. Quando lhes cantei os parabéns, senti um nó tão apertado na garganta e tantas lágrimas de felicidade a quererem saltar-me dos olhos por vê-los ali, grandes, a bater palminhas, espantados a olhar para o bolo e para as velas, que até me engasgei... Mas não chorei... Hoje é dia de festa...
Perdoem-me mas vou continuar o meu relato, com textos longos, sentimentos nem sempre fáceis, mas é a minha terapia. É assim que estou a lidar com este lastro que trago comigo: estou a deitar tudo cá para fora. Tudo o que for possível, pelo menos. Entendo que não tenham paciência para ler tudo, mas vou ter que o fazer. Por mim, por eles...
O M., que mais ou menos por altura do nascimento dos nossos bebés ficou desempregado, também passava os dias na UCIRN comigo. Nas incubadoras, os nossos bebés estavam ligados a uma série de sensores e a um monitor que, de vez em quando começava a apitar, lançando-nos instantaneamente num estado de pânico indescritível. Aos poucos, os enfermeiros foram-nos convencendo que não havia motivo para preocupações, que a maior parte dos alarmes disparavam por mau contacto dos sensores quando os bebés se mexiam muito, e aos poucos, aprendemos a viver com aqueles apitos constantes sem grandes abalos.
Dois dias depois de ter nascido, a nossa princesa foi retirada da incubadora e colocada num berço: já respirava bem, sem necessitar de ajuda, e a médica deu-me a notícia por que eu tanto ansiava! Se até ao final desse dia no berço, tudo corresse bem, no dia seguinte ser-lhe-ia dada alta, e eu teria pelo menos a minha bebé ao pé de mim no quarto! Fiquei tão feliz, como explicar! Sentia-me tão incompleta no meu quarto sem os meus bebés, era um vazio tão grande, que só de pensar que poderia finalmente dormir ao pé da minha filhota, abraçá-la toda a noite se quisesse, ouvi-la chorar!...
Nessa tarde, como sempre, eu e o M. estávamos sentados nas nossas cadeirinhas na UCIRN, numa pausa, junto à incubadora do Dinis, a conversar pausadamente, a olhar para os nossos bebés (o berço da Leonor não estava longe), quando do monitor da Leonor dispara mais uma vez um alarme. Convictos de que era mais um mau contacto, nem nos mexemos, mas subitamente, do fundo da sala e de outra ao lado, aparecem dois enfermeiros a correr, obviamente alarmados, e enquanto um agarra na nossa princesa e a vira de barriga para baixo, o outro começa imediatamente a administrar-lhe oxigénio. A nossa menina tinha acabado de fazer uma apneia, tinha deixado de respirar por uns momentos…
Quando finalmente nos apercebemos daquilo que tinha acabado de acontecer, não preciso de vos explicar a ansiedade e o medo que se apoderaram de mim. A minha filha tinha deixado de respirar, e se não estivesse ligada aos sensores e o monitor não tivesse apitado, eu poderia nem me ter apercebido… E queriam dar-lhe alta e mandá-la para o meu quarto para o pé de mim?... Aflita, tentei falar com os médicos, os enfermeiros, completamente perdida. Todos fizeram os possíveis por me acalmar, tentando desvalorizar aquele incidente, dizendo-nos que era perfeitamente normal aquele tipo de situações em prematuros, que mesmo que eles não tivessem intervindo, era possível que ela tivesse reagido sozinha e recomeçado a respirar por ela própria, mas a minha pergunta era uma e só uma: e se tivesse acontecido no quarto, ao pé de mim, sem sensores, sem nada, eu ter-me-ia apercebido, ou não? Depois disto, informaram-me que já não iriam dar alta à minha Leonor nesse dia. Explicaram-me que, depois de um incidente desta natureza, ela teria que permanecer pelo menos 5 dias sem qualquer tipo de ocorrência na UCIRN para poder ter alta, e acreditem ou não, fiquei imensamente aliviada, embora a coisa que eu mais quisesse no mundo era ter os meus bebés ao pé de mim.
Passados dois dias apenas, quando chego à UCIRN para a ronda das 8h00 da manhã, deparo-me com uma agitação imensa lá em cima e uma enfermeira informa-me de rompante: “vá buscar a roupa para a sua bebé porque vamos ter que lhe dar alta por falta de vagas na unidade!”. Caiu-me o coração ao chão… Num misto de felicidade e puro terror, fui ao meu quarto buscar uma das trouxinhas de roupa que tinha preparado para aqueles dias na maternidade para a minha menina, com a cabeça em efervescência: então ainda há dois dias a minha filha tinha tido uma paragem respiratória e hoje já a queriam mandar para o meu quarto por falta de vagas na UCIRN? Como é que era possível? Como é que eu ia perceber se ela voltasse a deixar de respirar? Como é que ia conseguir proteger a minha filha? Voltei à UCIRN com as roupinhas nos braços e aí sentei-me junto ao berço da Leonor, a olhá-la, assustadíssima. Entrou uma enfermeira na sala onde estávamos, olhou para mim e perguntou-me: “então o que é que se passa, que cara é essa?”, e eu, já por entre os soluços que não fui capaz de conter, só lhe consegui pedir “por favor, não me mandem a minha filha para o pé de mim se não tiverem a absoluta certeza que ela está bem, sim?”. A enfermeira foi de uma doçura que nunca vou esquecer. Sentou-se ao pé de mim e disse-me “Ser mãe não é fácil, não é? Mas olhe, não fique assim, porque voltámos a analisar a situação e a sua filhota não vai ter alta, vai ficar. E de qualquer forma, ainda que lhe fosse dada alta e ela fosse para o pé de si, iria ligada a um sensor de apneias, que detectaria qualquer falha de respiração.”. E o meu coração serenou um pouco.

25 Comments:

At 1:58 da tarde, Blogger Sónia e MI said...

Ontem vim cá, mas nem vi post nem tinha o teu e-mail. PARABÉNS pelo primeiro aninho de vida dos teus bébés, que felicidade, que emoção!

Ao lêr os teus relatos, emociono-me sempre, porque passei também por uma situação identica...é dificil, nunca se esquece, e acho que ainda hoje o que passei os primeiros 12 dias com a Mi internada, me deixaram esta forma de ser tão protectora , em demasia, e tão egoísta em partilhá-la com os outros.

um beijo grande.
Felicidades.

 
At 2:11 da tarde, Blogger stardust said...

Parabéns aos gémeos!

Imagino, na 1ª pessoa o que passaste, épocas que recordaremos durante toda a nossa vida.

Fazes bem em desabafar amiga, cá estarei sempre para te ler.

Beijocas 4*4

 
At 2:15 da tarde, Blogger Bem Me Queres said...

Um ano se passou desde a chegada dos teus meninos. Lembro bem essa tarde de Domingo.
Querida amiga, os teus filhos são fruto de um grande amor e entrega. Por eles passaste por momentos mt difíceis, mas sei que hoje, ao olhares para os sorrisos marotos que te fazem logo pela manhã, o teu coração enche-se de paz. Os momentos de dor passaram e hoje vives cada passo do seu desenvolvimento com a intensidade que mereces.
Eu sinto-me mt previligiada por partilhar cada passo da vossa caminhada como família. Obg por estarem sempre tão presentes!
Beijinhos doces da titi C.

 
At 3:11 da tarde, Blogger Anna72 said...

Mais uma vez, parabéns à dupla de fofos! :)

Amiga, podias escrever um post do tamanho da lista telefónica nacional que eu lê-lo-ia até ao fim. É sempre muito bom ler as tuas palavras, mesmo que elas transmitam sentimentos duros como os que descreves. E se escrever te faz bem... força! Deita tudo para fora! Os blogues também servem para isso. E, quanto a mim, já sabes, estou à distância de um telefonema.

Beijos grandes!

 
At 5:18 da tarde, Blogger Bunny said...

Minha linda,
tu és uma mãe coragem!
Adoro-te cada dia mais e mais!
Tua Bunny

 
At 5:19 da tarde, Blogger Bunny said...

Ai que loira!
E parabenssssssssssssssssssss!
E mais 4 beijinhos muito doces, um para cada um de vocês!

 
At 10:55 da tarde, Blogger Lília said...

Parabéns ao Dinis e à Leonor e que os anos vindouros sejam sempre replectos de muitas alegrias e de muita saúde e amor.

Que todos os dias possas dizer que todos os momentos de dor porque passaram tenham valido a pena.

Um beijinho,
Lita

 
At 12:04 da tarde, Blogger Bailarina said...

Grande mulher! e eu de lagrima no olho!parabéns!

 
At 2:44 da tarde, Blogger 1gota said...

Desabafa à vontade!
Eu leio sempre os posts até ao fim, e fico (sempre) de lágrimas nos olhos. Mãe coragem! :)

:*

 
At 10:01 da tarde, Blogger Susana Pina said...

Amiguinha,
o que dizer? Sinto um calafrio, só de me lembrar dos quantos telefonemas que te fiz nesses dias e de quantas vezes ouvi as tuas lágrimas caírem.
Lembro-me de cada momento que descreves, embora não tenha estado presente fisicamente (com muita pena minha) sempre estive presente dentro das minhas possibilidades para que te sentisses mais acarinhada e apoiada.
Reconheço que eu própria temi muitas vezes pelos teus bebes, sem que te demostrasse isso mesmo, mas no fundo tinha uma enorme Fé de que eles eram certamente uns verdadeiros campeões.
Hoje, olhando para tràs, tudo valeu a pena...
Parabéns, minha linda, que este 1º aniversário dos teus meninos se repita por muitos e longos anos cheios de saúde e muita felicidade.
Sinto-me uma previligiada por teres partilhado comigo todos esses momentos da tua vida.
Um bj enorme aqui dos teus amigos sempre presentes, que vos adoram
Susana e B.

 
At 12:33 da manhã, Blogger Maria Lavrador said...

Já passou um ano? Como o tempo voa e nós nem nos apercebemos bem disso. Muitos parabéns aos teus anjos, que sem duvida fazem com que tudo e todos os esforços que fazemos, valham a pena e sabemos que seriamos capazes de fazer tudo de novo vezes sem conta, só para os ter.

Vou continuar a ler o teu relato, algumas coisas que sabia, outras nem por isso, mas espero que isso te ajude a sentir um pouco mais leve, para mim o meu blog é uma terapia magnifica.

Bjs e felicidades para os 4

Maria Pereira

 
At 11:44 da manhã, Blogger Nany said...

Amiga, escreve o que precisares, despeja o lastro que te persegue para que finalmente te sintas livre dele.
Força, tiveste-a quando os teus meninos estavam na Ucrin, e agora com 1 aninho, lindos e saudáveis vais ter mais ainda.
Bjks

 
At 11:48 da manhã, Blogger neusa said...

Muitos para parabens aos meninos e uma mulher de muita coragem beijokas e tudo de bom vou voltar e saber noticias vossas:)

 
At 1:41 da tarde, Blogger PM said...

Parabéns pelo 1º aninho dos gemeos!!!!!!!
Nem quero imaginar o que passaram nesses dias...
Mas já passou!!! E vocês tem 2 filhotes maravilhosos e lindos aposto!!!!
Beijocas ENORMEs e tudo de BOM

 
At 1:06 da tarde, Blogger Aninhas said...

Em primeiro lugar parabéns atrasados aos teus bébés e a ti que também mereces.

Li os 3 ultimos posts cheios de alegrias, ansiedades e sentimentos profundos. São relatos como este que me ajudam a continuar a mim e muitas outras.

Quanto à depressão, tb concordo que os antidepressivos devem ser um ultimo recurso... Espero que tenhas muitos dias bons e que os maus desapareçam.

Beijoka

 
At 10:02 da tarde, Blogger Sem Desistir said...

Parabéns aos gémeos, apesar de atrasos. Dia 5 era também o dia de aniversário do meu Pai.
És uma grande Mulher!
bjs

 
At 10:27 da manhã, Blogger jake said...

Parabém às tuas estrelinhas pelo 1º aninho!!!

E Parabens à Mãe delas, és uma MÃE CORAGEM!
Um beijo enorme.

 
At 11:06 da manhã, Blogger R. said...

Amiga, parabéns pelo 1º aniversário dos teus bebés. Desculpa chegarem tão atrasados mas são muito sinceros :-)

Gosto muito de ler estes relatos, às vezes esquecemo-nos das angústias que sucedem à fase da infertilidade e aqui estão bem espelhadas.

beijo grande para os 3

 
At 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Há momentos que apesar de serem atenuados pelo passar do tempo, nunca se esquecem! A impotência, a incerteza, o medo, com muito amor e carinho à mistura, não faz de nós mais mães, mas sim mães especiais de bebés muito especiais! E já lá vai um ano...no meu caso foi o ultrapassar a barreira, o conseguir respirar mais fundo, tudo fica mais sereno!
Que essa felicidade se mantenha, o nó na garganta existirá sempre, afinal.... nós somos mães especiais de bebés, muito, mas muito especiais! :-)
com carinho,
Ana
www.nascerprematuro.org

 
At 3:14 da tarde, Blogger Unknown said...

Parabéns! :)
Os teus relatos emocionam-me tanto.
Beijocas

 
At 9:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muitos parabens por este 1º aniversario dos teus bébes.

fiquei bastante emocionada oa ler os teus anteriores post, fica-se com um nó na garganta muito grande, sem saber muito bem o que te dizer, só vos posso desejar muita força e coragem para ultrapassarem todas as estapas que vos apareçam.

bjs

 
At 10:49 da tarde, Blogger Paula Silva said...

FAZES-ME correr uma lágrima ..és uma mamã coragem
parabéns pelos teus bebés ...
parabéns pelo 1º aninho deles
bjokas
paula

 
At 10:49 da manhã, Blogger Lita said...

Amiga
leio-te sempre até ao fim! O teu testemunho é uma inspiração porque apesar do sofrimento e da dor que passas-te, chegas-te ao fim! E hoje, tens dois bebés lindos que vieram trazer mais brilho e mais amor à vossa família!

Muitos parabéns pelo primeiro aninho de vida dos gémeos!

Um beijo grande
Lita

 
At 11:32 da manhã, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Emociono-me sempre e adoro ler-te, nunca me canso....vivo intensamente.

Muitos parabéns pelo 1º aninho de vida dos teu meninos, para mim o mais importanté é o 1º ano, aquele em que olhas para tras e te vês há 1 ano atras e sentes o que sentiste....mas amiga a luta foi enorme e valeu a pena tanto sofrimento, conta-nos cada dia, cada hora e cada minuto porque estamos aqui para te ouvir.

Um beijo enorme

 
At 11:51 da manhã, Blogger sonia said...

Olá!!!

Parabéns atrasados pelo 1º aniversário dos teus principe e princesa!!!

Tenho amado ler estes teus relatos e continuo a dizer que és uma mãe e mulher com M maiusculo!!!

neste relato em particular fiquei com os olhos crevejados de lágrimas por imaginar a tua angústia!!!

Força e muitas beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home