Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, novembro 29, 2007

IIª Parte

Como explicar o que senti quando finalmente vi os meus bebés deitadinhos nas suas incubadoras, a dormirem como se fossem anjinhos, de barriga para baixo, apenas tapados com uma fralda, bracinhos e perninhas dobrados ao lado daqueles corpinhos tão pequeninos, tão magrinhos, tão frágeis, tão indefesos… Mal me aproximei deles, senti uma onda enorme e avassaladora inundar o meu coração, uma coisa quase insuportável, sem explicação, um sentimento assustador de tão intenso: era amor de mãe, a nascer e crescer em mim. E mais uma vez, todas as emoções se transformaram em lágrimas, muitas lágrimas, que deixei correr enquanto abria as portas das incubadoras e finalmente pousava a minha mão sobre os meus bebés. Nem sei quanto tempo ali estive a fazer-lhes festas e a cantar-lhes as músicas de embalar que tantas vezes lhes tinha cantado durante a gravidez e que, no meu coração, eu tinha a certeza que eles reconheciam (ou o toque, ou as músicas, ou ambos), já que os sentia a fazer exactamente os mesmos movimentos que naquele tempo sentia quando pousava as mãos na minha barriga.
Ao fim de todo esse tempo, as enfermeiras que estavam a tratar dos meus bebés e que tinham assistido a tudo, disseram-me que estava na hora de tratar deles e que eu poderia aprender as várias tarefas para ser eu depois a fazê-las, a cada 3 horas. E assim começou o meu estágio na UCIRN, a aprender a cuidar dos meus bebés, primeiro dentro das incubadoras, mesmo para lhes dar banho, e mais tarde nos pequenos berços para onde passaram. De 3 em 3 horas, de dia e de noite, subia à UCIRN (quando já lá não estava a contemplar os meus anjinhos) para nova ronda de temperaturas, tensões, fraldas, biberões. Aliás, os biberões vieram mais tarde. No início, os meus pequeninos nem força tinham para se alimentar por biberão, pelo que eram alimentados por uma sonda gástrica. É tão difícil ver num ser tão diminuto, um tubo em plástico a entrar-lhe pelo nariz, por onde lhe injectam (sim, mesmo com uma seringa) leite de 3 em 3 horas. Foi a única coisa que nunca fui capaz de fazer: alimentá-los através da sonda (nem conseguia tocar naquela coisa), e vê-las a tirar e a meter aquele tubo nos meus bebés. Lembro-me de uma vez a enfermeira, inadvertidamente, estando eu presente, ter tirado a sonda a um deles à minha frente: toda eu estremeci, os meus olhos encheram-se de lágrimas e eu pedi-lhe para não o voltar a fazer ao pé de mim, porque não aguentaria. Nos intervalos destas rondas, também de 3 em 3 horas, de dia e de noite, ia para a sala das bombas e estimulava o peito, nos primeiros tempos apenas durante 10 minutos de cada lado, e isto para conseguir tirar umas quantidades risíveis de leite, mas aos poucos, com a persistência da minha obsessão em alimentar os meus filhos com o meu leite, durante cada vez mais tempo, até que cheguei à meia-hora em cada peito, e não tirava mais porque me disseram que não deveria estar mais tempo com a bomba por esta ser muito agressiva. E se era!... Vezes houve em que, ao colocar a bomba na mama e ligá-la, a primeira coisa a sair foi sangue e não leite. Nessas alturas, eu desligava a bomba, limpava o sangue com um lenço, e recomeçava as vezes que fossem necessárias até que saísse o leite limpinho para levar aos meus filhos. E, de dia e de noite, no fim de tirar leite, subia à UCIRN e ia guardar aquele tesouro lá em cima para o poderem dar na mamada seguinte aos meus bebés. No início, o pouco leite que fui conseguindo era exclusivamente para o meu passarinho, por ser mais pequenino e ter eventualmente menos defesas, mas à medida que fui continuando com a estimulação, o leite foi chegando para alimentar os dois, e acabou mesmo por dar ainda para congelar para o futuro, e finalmente, quando ultrapassei a minha “quota” de ocupação do congelador da UCIRN (sim, porque com tantos bebés, tem que ser assim), informaram-me que iriam ter que “descartar” (eufemismo para “deitar fora”) algum do meu leite. Foi mais um momento difícil, ver aquele tesouro que tantas dores eu tinha suportado para conseguir, ser descartado por falta de espaço. Andava completamente exausta com todos estes afazeres, mas nem me apercebia, até um dia uma enfermeira da UCIRN me ter parado por um momento e me ter dito: “A E. precisa de descansar. Já olhou bem para si?”. Tinha as pernas inchadas como nunca tinha tido (nunca tive as pernas inchadas, nem muito, nem pouco, nem no fim da gravidez, nunca me tinha acontecido) por passar demasiadas horas em pé e não descansar nada, mas não houve nada capaz de me parar, e continuei com o meu ritmo, a tratar dos meus bebés como eu achava que devia. (continua).

19 Comments:

At 5:43 da tarde, Blogger Anna72 said...

Deixaste-me com um nó na garganta :S

Nem consigo imaginar o que sentiste :(

Mas uma coisa é certa, fizeste um excelente trabalho e a prova são esses dois meninos preciosos que tens!

Quando voltas cá ao litoral? Tenho saudades ;)

Beijocas

 
At 7:01 da tarde, Blogger Bem Me Queres said...

Estou sem palavras...mãe-coragem!
Bjs doces

 
At 9:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

http://madeirascompanhia.blogspot.com/

Este e o meu blog, onde podem encontrar alguns miminhos decorados com grande carinho... para miudos e graudos :D

Felicidades*

 
At 10:00 da manhã, Blogger Inca said...

momentos dificeis.beijinhos

 
At 10:50 da manhã, Blogger stardust said...

Minha querida amiga, para nós nada foi fácil,desde o simples desejo de conceber um filho até ao momento em que o conseguimos, o durante não foi fácil,porque ficamos "fechadas" sempre no receiode perdermos os nossos tesouros, no final a cereja em cima do bolo não podia faltar,mas eles aguentaram... E é por isso que vamos espantando o cansaço e aguentamos todos os dias mais um bocadinho,porque eles são o sonho alcançado e há tantos sonhos que ficaram pelo caminho...

Gosto de ler os teus desabafos, sinto que os tiveste aí dentro muito tempo,com medo de os deixar sair.

Beijos 4*4

 
At 12:02 da tarde, Blogger Bunny said...

Gosto tanto, tanto de ti...
COntinuo a dizer que tenho muita pena de estares tão longe :(

 
At 12:05 da tarde, Blogger Marlene said...

Olá!

Emocionei-me ao ler este teu post porque me revi em cada frase, em cada palavra...

A minha filha Matilde também nasceu prematura, bem pequenina... 29 semanas, 1200gr e 33cm... É indiscritível o que se sente nos primeiros dias... amor, muito... um amor puro,mum amor avassalador de mãe, mas simultanenamente um medo que não nos deixa respirar, que nos sufoca e nos atormenta...

A minha filhote teve quase dois meses internada na UCI, bebeu sempre o meu leite, embora so tenha começado a mamar na última semana antes de vir para casa... Que sensação indiscritível!!!

Hoje, quase com 27 meses é uma menina linda que recuperou bastante bem de forma espectacular da prematuridade, quer a nível físico, quer a nível cognitivo!!!

faz-nos uma vista!


Bjs e até breve
marlene

 
At 7:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Musa!!! Fiz 2 cesarianas e foi difícil, mesmo tendo os meus meninos ao pé de mim, por isso imagino o que tu passaste... há momentos mágicos que não deviam ser perturbados mas o que conta, no fim de tudo, é o facto de os teres contigo agora, os teus tesouros!!!

Beijinhos!

 
At 12:56 da tarde, Blogger sonia said...

olá!!!!

deve ter sido um sofrimento avassalador durante esses dias, depois de tudo o k passaste para engravidares e depois esse sofrimenti com os pequeninos,ui nem consigo imaginar!

és uma verdadeira mãe coragem

beijocas

 
At 3:08 da tarde, Blogger PM said...

Já não passava aqui há uns tempos... e é impossivel não chorar ao ler estes teus textos!!!
Es uma pessoa maravilhosa, uma mãe coragem!!!!
Parabéns por aquilo que es, por aquilo que conseguiste ate hoje!!!
Que sejas bem recompensada no futuro!!!!
Beijocas ENORMES

 
At 11:11 da tarde, Blogger Susana Pina said...

Amiguinha, embora conheça a tua história e te tenha acompanhado até na hora do parto, nem imaginava o sofrimento que passas-te. Minha querida aindas dizes que me ademiras e que tenho muita coragem...Nada disso, eu não teria aguentado sem ter perdido a minha sanidade mental, acredita. Amiguinha és de facto um exemplo de coragem, de AMOR, de MÃE. ADORO-TE, tu sabes disso, não sabes...
Agora só desejo que não estejas mesmo com uma depressão, isso é que não...
Amiguita faltam só dois dias para o 1º aniversário dos teus meninos, já deves estar a preparar aí uma grande festa...Nesse dia ligo-te para vos dar um grande bj
Bjs com muita amizade e saudades, muitas saudades
Susana

 
At 9:41 da tarde, Blogger Elsa said...

A cada post que leio as lágrimas teimam a correr pela cara...És MÃE!

Amanhã é um dia muito especial e desejo-te um dia lindo.

Jinhos grandes,
Elsa

 
At 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá. Já havia algum tempo que não vinha cá, e segundo me parece, tiveste mais um bébé depois...é isso?
Muitos parabéns por tudo, sobretudo pela coragem.
Beijinhos a todos.

 
At 11:48 da manhã, Blogger Bailarina said...

Fogo!como eu te admiro!lágrimas nos olhos de quem não está gravida mas imagina o que será o amor de mae!!beijos

 
At 12:07 da tarde, Blogger Inca said...

Parabéns pelo aniversário dos teus lindos bebés.
beijinhos

 
At 2:16 da tarde, Blogger Nany said...

Parabéns pelo 1º aniversário dos teus meninos.
Só quem passa pela situação de ter bebés na incubadora é que sabe as angustias porque passam os papás.
Bjks grandes

 
At 10:27 da manhã, Blogger 1gota said...

Parabéns aos teus meninos! 1 ano que passou!... e há memórias que vão ficar para sempre.

Beijinhos

 
At 11:31 da manhã, Blogger Anna72 said...

Parabéns à dupla fantástica pelo seu primeiro aniversário!... E aos papás também ;)

Beijocas da tia :D

 
At 11:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sem duvida é assim que nos sentimos, não queremos saber de nada só dos nossos bebés... e fazemos tudo para os ver bem... imagino o sofrimento que passaste sem poderes tar perto deles... qd sai da ceseriana a Mi tb foi pra beira do pai... que sensação esquisita senti... pareceia que me faltava algo... só tive com ela 2 h após ela nascer... Os teus passarinhos podem se orgulhar têm uma super mae.
bjnhs
Marta

 

Enviar um comentário

<< Home