Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, março 15, 2006

REACÇÕES...

Afinal, o “meu mundo”, ou pelo menos parte dele, viu a reportagem, e as reacções começaram logo a surgir na 2ª feira de manhã. Como em tudo na vida, não há mundos ou soluções perfeitas e se é verdade que as pessoas, quando não sabem de nada, nos magoam muitas vezes com os seus comentários “inofensivos”, também o é que, mesmo depois de saberem o que se passa, não acertam sempre nas palavras ou atitudes mais apropriadas (se é que tal coisa existe!)…

Já falei aqui algumas vezes sobre estes assuntos, mas tenho que voltar a eles para vos contar como reagiram por aqui os meus colegas de trabalho…

Na 2ª feira, à medida que foram chegando aqui ao nosso departamento (trabalhamos num “open space” e eu sou quase sempre a 1ª a chegar) e me vinham cumprimentar, até me convenci que ninguém tinha visto a reportagem porque não houve o mais pequeno comentário… Até que chegou o último dos meus colegas e, ao cumprimentar-me, disse-me: “então, aparece na televisão e não diz nada a ninguém!”. Nessa altura percebi que todos os outros tinham visto a reportagem porque todos ouviram isto, calaram, e ninguém perguntou do que é que ele estava a falar… Portanto sabiam… Dei uma daquelas respostas estúpidas (o que é que eu poderia ter dito a um comentário destes?), do género: “pois, era para fazer uma surpresa…” e continuámos todos a trabalhar como se nada fosse.

E os comentários que fui colhendo nesse dia foram quase todos nesta linha: “Então agora és uma estrela de TV!” e, como podem imaginar, fiquei a perguntar-me se teria mesmo valido a pena toda esta exposição… Sentia-me nua, observada por milhares de olhares (OK, eu sou exagerada!), e completamente desprotegida… (nesta fase, as vossas palavras de apoio aqui no meu blog foram importantíssimas, nem vos consigo explicar quanto. A força que me deram aqui ajudou-me a pensar que teria sempre valido a pena)…

Determinada a tirar algum proveito para a nossa causa de tudo isto, e incentivada pelas palavras de outro colega com o qual praticamente nunca tinha falado e que foi o único que falou comigo não só da minha aparição, mas também do que me levou à televisão (é sempre, assim, não é: as palavras certas vêm de onde menos esperamos…) - da minha INFERTILIDADE - que decidi enviar um e-mail para um grupo mais ou menos alargado de pessoas aqui da empresa, com o link para a nossa petição e um pequeno texto a explicar qual o objectivo da mesma. Obviamente, enviei também para os meus 5 colegas de departamento que trabalham aqui no mesmo espaço físico do que eu…
E foi engraçado ver como todos abriram o mail, a petição, assinaram, e só um deles teve coragem (desculpem mas eu acho que foi mesmo um acto de coragem) de vir ao pé de mim e, finalmente, falar comigo sobre o assunto. Os outros continuaram muito caladinhos (e olhem que uma delas é uma mulher que trabalha na mesma secretária que eu e que embora sendo minha subordinada tem uma relação comigo de igual para igual) e não foram capazes sequer de olhar para mim, quanto mais dizer alguma coisa…

Não quero que pensem que estou a criticar, ou a dizer mal, apenas estou a contar-vos factos e a analisar as reacções de pessoas que, em outros momentos, nunca se inibiram para dar palpites sobre a minha vida: sobre como eu estava já na idade de pensar em ter filhos, sobre como isso era uma realização enorme, sobre as vantagens da maternidade, etc., etc…

Todas estas coisas que aconteceram nos últimos dois dias fizeram-me pensar imenso (até tive uma insónia descomunal hoje à custa disso) em muitas coisas: quando optamos por não contar o nosso “problema”, estamos a proteger-nos a nós ou também a proteger os outros, para que não sejam confrontados com uma situação incómoda, em que não sabem o que dizer?... Quando as pessoas ficam caladas é porque é mais fácil, ou porque acham que é melhor assim, ou porquê?... Quando finalmente sabem, será que não preferiam voltar à fase anterior e não saberem nada porque então tinham uma boa desculpa para não dizerem nada?...

Seja como for ou pelas razões que for, isso também não tem grande interesse, nem nunca afectará as minhas relações com as pessoas do meu mundo, porque eu nunca saberei como é que eu teria reagido se os papéis estivessem invertidos: teria eu sabido dizer as palavras certas ou ter-me-ia calado também, sem saber o que dizer?...

Tudo isto são apenas reflexões… Reflexões de uma mente que, apesar de muito ocupada, ainda tem tempo para estas divagações…

33 Comments:

At 9:58 da manhã, Blogger Alexandra said...

Bom dia Musa,
Ao ler o teu post, é de facto assim que as coisas acontecem...
Sempre achei que nos é mais fácil falar do que temos, do que falar do que não temos...
Tenho sentido isso na pele, pessoas que falam dos seus filhos, que contam as manhas e artimanhas...e eu apenas posso falar do meu cão...
Um cão não é como um filho, como é óbvio, mas eu apenas tenho um cão...
Minha Querida, embora não tenha visto a reportagem na RTP, estive a espera de ver, e logo no sábado não vi :(
A exposição traz destas coisas, também tenho sentido a "dor" da exposição...mas o certo é que se assim não for...é dificil conseguirmos alguma coisa...
Força e acredita o teu dia chegará...e quando esse dia chegar, tudo o resto não passou de algo do passado...
Obrigada pelas tuas palavras de apoio...estou aqui...podes contar comigo
Beijinhos e força

 
At 10:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Amiga, tudo isso são reflexões de uma mente "viva", preocupada consigo e com os outros e que faz da reflexão um sentido orientador da vida.
Esses teus pensamentos e preocupações são, na minha opinião, legítimos de quem se expôs perante milhares de pessoas. Eu acho que a reacção das pessoas de não dizerem nada, é uma reacção natural pois as pessoas na iminência de dizerem o errado preferem nem falar no assunto, ou muitas vezes pensam que ao falar estão a rebuscar assuntos que nos são penosos.
Essas reacções explicam a dificuldade que as pessoas têm de falar de problemas, de situações difíceis, porque de banalidades todos sabemos falar.
Amiga, isto tudo para te dizer que espero do fundo do coração que não te arrependas de tal exposição. Estás neste momento a passar por uma situação difícil e de certeza que todos os teus colegas já passaram por algumas, embora possam ser de natureza diferente. A diferença é que tu a exposeste perante o país com o nobre objectivo de ajudar outros que têm o mesmo problema que tu. Tal altruísmo será recompensado, acredito nisso.
beijo grande
Rita

 
At 11:02 da manhã, Blogger Unknown said...

Amiga
De todas as vezes q fico chateada com a reacção dos outros, penso em como eu iria reagir se isto não me estivesse a acontecer a mim....É complicado e eu compreendo perfeitamente a reacção dos teus colegas, pq acredita é uma surpresa enorme...de certeza q eles não estavam à espera q uma colega mesmo ali ao lado sofresse de infertilidade.E depois, tb podem sentir medo de te magoar se te abordarem sobre o assunto.
Bjs grandes
Alexandra

PS - Qd conseguires engravidar vais ver q se juntam todos para te fazer uma grande festa!

 
At 11:39 da manhã, Blogger Susy said...

Querida, as pessoas não reagem todas de igual modo a situações semelhantes. Cada um reage à sua maneira...
Infelizmente já experimentei tudo isso.
Quando o meu pai morreu, tive colegas mt próximos k nunca proferiram uma só palavra sobre o assunto.
Quando abortei (das 2 vezes) aconteceu o mesmo...
Há inumeras reacções - olha, tenho uma colega k está de +3semanas k eu estaria de não tivesse abortado, essa então decidiu k é melhor eu não pensar ter filhos! eu passei-me, claro! Imagina, ela k nem namora, e foi pedir a um vizinho p'ra lhe fazer um filho... fala com k moral? Mas sabes, nem lhe respondi, disse apenas k se estava a esticar e era melhor parar a conversa por ali mm.

Umas reações de silêncio sei k são por indiferença, mas sei k mts silêncios devem-se ao facto da situação ser tão melindrosa k as pessoas nao sabem o k dizer e optam pelo silêncio, não ker dizer k não te apreciem pela tua coragem, empenho e determinação.
Sei k não serve de consolo mas eu gosto mt de TI!
Um beijinho mt doce
Susy

P.S. Já agora se puderem enviar-me um mail semelhante ao k enviaste aos teus colegas eu vou tentar recolher assinaturas tb no meu trabalho (nunca tinha penasdo nisso)

 
At 11:58 da manhã, Blogger Xana said...

Isto quando toca a dar sentenças toda a gente opina.... o silêncio acho que deve ter a ver com as pessoas a pensarem nas barbaridades qua disseram quando sabem a verdade ( comigo foi o que aconteceu, poucos tiveram na altura a capacidade de falar abertamente das coisas...)
Quanto a ti es uma grande mulher, não te esqueças disso, e acho que muitos dos silêncios poderão ser por isso... :))
um grande Xii

 
At 1:15 da tarde, Blogger Penélope said...

Amiga, não matutes muito acerca das reacções das pessoas à reportagem. Diferentes feitios/ personalidades- todos somos diferentes e é nessa diferença que reside a beleza do mundo.
Eu apenas contei o nosso problema à família e aos amigos mais próximos. Porque? Porque me sinto salvaguardada assim e não pelos outros (alguns continuam com as perguntas do costume e eu dou-lhes sempre a mesma resposta :)… espero que se cansem!).
As pessoas reagem de formas diversas, é como dizes, ou porque se sentem intimidadas (e não perguntam mais) ou porque julgam que perguntar só irá causar mais sofrimento … como disse, feitios e personalidades diferentes. As vezes basta um olhar, um carinho sub-reptício para percebermos que as pessoas se preocupam, mas que às vezes têm receio de intimidar/incomodar.Avante com a tua vida, com a realização do teu (nosso) sonho. Nunca é demais te agradecer a reportagem, muito obrigada, mil vezes obrigada por teres dado a cara por nós - só isso já faz de ti uma super-mulher e de certeza que os teus colegas te valorizaram, mais, pela coragem.

Na 2.º feira acabei de ler o livro ‘Pudor’, de Santiago Roncagliolo (… para aguçar o apetite, o livro/romance é acerca de um rapaz de vê fantasmas, de uma mulher de recebe mensagens anónimas pornográficas, de um homem que vai morrer, de um idoso que quer ir viver para um lar e de um gato que procura ter sexo …); é muito interessante, está muito bem escrito (não conhecia este autor), parece que estás a ler um “filme”, a história desenrola-se rapidamente, os personagens são inquietantes, transmitem aquela sensação que se vive numa família, em que todos falam uns com os outros mas que só transmitem o que querem e o que tem a oportunidade de transmitir :) Lindo!Gostei muito do livro, a história ficará na minha memória para sempre.
Agora estou a ler o tal livro, ‘Kafka à Beira-Mar’, do Japonês Haruki Murakani. Este livro está a ser um best-seller no mundo inteiro; eu não conhecia, foi um amigo meu, que vive em Macau que me alertou para o livro – ele já conhecia a obra dele e recomendou-me o livro. Estou a adorar, devoro páginas atrás de páginas – ontem de noite fui obrigada a sair da cama (ele queria dormir), e tive de continuar a minha leitura na sala. Muito bom, ó livro é mesmo bom, cativante, recomendo.
Tem graça, a minha mãe está a ler agora um livro do Selby Jr que se chama ‘Última Saída para Brooklin’ . Será o mesmo de que tu referes? Hummmmm, agora fiquei interessada, mal acabe de ler o Kafka à Beira-Mar vou a casa da minha mãe «raptar» esse livro.
Bjs,
Penélope

 
At 3:47 da tarde, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Ora bem....gostei muito do que li e tenho a dizer que apesar de ir comentando á medida que ía lendo fico pasmada com certas pessoas...começo a achar se as pessoas não dizem nada porque não sabem o que dizer porque têm medo de dizer algo que incomode ou emdo das reções ou se pura e simplesmnete são insensíveis e parvinhas......chego a pensar isto de facto!!!!!

O que me parece normal seria dizerem: Vi a reportagem e estavas muito bem, parabéns! e este comentário já era agradável e dava a entender que tinham visto e ão um comentário como o que fizeram....agora és esterla ou apareces e não dizes a ninguém.......era casa para olhar com ar de trombas e dizer: Acham que é fácil falar do assunto? ´que se não é fácil obviamente nã é fácil dar a cara e avisar a população que vou aparecer na TV, não se trata de um concurso ou programa cómico mas sim da vida pessoal de cada um!!!!

Mas o certo é que tiveste algumas reacções positivas e mostaram amizade e compreensão e eu acho, minha querida amiga, acho mesmo que estavas muito muito bem e com uma postura elegante, honesta, sincera, não demonstraste medo nem receios nem nervosismo e se não achass eisto bastava--me dizer que gostei e não precisava de te elogiar tanto mas o facto é que achei que estavas muito bem, a Maria também mas é alguém que não conheço pessoalmente e por isso não posso falar muito!

Agora......minha querida, é olhar em frente e espera pelo dia 21....ja para a semana:-)

 
At 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não dês tanta importância ao caso, magoam realmente certas coisas, mas o melhor mesmo é ignorar.
Conta connosco, nós estamos cá, vês?
Beijinhos

 
At 5:13 da tarde, Blogger Ana Luísa said...

Olá :)
Quero agradecer-te a passagem pelo meu blog bem como os parabéns :)

Gostei muito de ler o teu texto. Infelizmente não vi a reportagem e não consegui abrir o ficheiro :(

Quanto aos teus colegas, infelizmente cada vez mais as pessoas são assim... 'dissimuladas'... e não gostam de ser confrontadas com a realidade... O que importa são os sorrisinhos e as palmadinhas nas costas...
Enfim...
Beijinhos e até breve.

 
At 5:49 da tarde, Blogger Anna72 said...

Minha querida,

Tu és uma mulher com M gigante. Mereces todo o nosso reconhecimento.

Essa reacção dos teus colegas nem sem bem como classificar, uma vez que não os conheço...já estou como a Barbara Sol e Lua ou não sabiam o que dizer e optaram pelo silêncio ou então são tontos, os que falaram em "estrelas da TV" ou algo parecido devem ser idiotas ou ignorantes (só podem...com comentários desses!)

É que infelizmente as pessoas são assim. Quando é hora de mandar aquelas piadinhas sobre a maternidade e aquelas perguntas idiotas da praxe não pensam duas vezes, mas quando é hora de reconhecer o mérito ou de mostrar disponibilidade para ajudar esquecem-se muito. Por vezes até se refugiam na desculpa de "não se quererem meter na vida alheia". Não deixa de ser irónico.

Resumindo e concluindo :) Deves estar orgulhosa de ti mesma porque é preciso muita coragem para dar a cara como tu deste.

Quanto ao silêncio e comentários estúpidos, ignora. Eles não merecem que te esforces a explicar.

Beijinhos grandes.

 
At 5:56 da tarde, Blogger stardust said...

Amiga

Realmente, já te disse o qto apreciei ver-te na televisão, acho q realmente não poderiam ter escolhido melhor, exprimes-te de uma forma muito clara e objectiva, como aliás é teu apanágio no teu blog.

É sempre um enorme prazer ler tudo aquilo que escreves.

Relativamente aos teus colegas, acho que no fundo a reacção é normal. Quando falamos neste assunto, e devido à sua delicadeza, ficamos sem palavras. Acho q é uma situação semelhante à que passamos qdo vamos ao um funeral... Nunca conseguimos encontrar palavras para confortar o desgosto das pessoas.

A mim custa-me falar do assunto, com quem quer q seja, pq é um assunto íntimo, pq é um assunto delicado. Nem mesmo com as minhas amigas mais chegadas ou com a familia.

É convosco aqui, que partilho a minha dor, porque sei que melhor do q ninguém vocês a compreendem.

Beijinhos Amiga, estou a torcer por ti p a tua histeroscopia

 
At 6:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Musa,
ler o teu blog é sempre um prazer.
Tenho pena de não ter visto a reportagem e agradeço-te do fundo do coração a coragem que tives-te e tudo o que tens feito por todas nós.
Quanto à reacção das pessoas, não sei como qualificar...já perdi tanto tempo a analisar e tentar compreender reacções com as quais me deparei...não consigo chegar a conclusão nenhuma!

Fica aqui o agradecimento e o desejo de que continues com essa força que te é inata!

Beijos
Lost

 
At 9:23 da tarde, Blogger 125_azul said...

parabéns pelo teus actos de coragem, que, na luta para realizar um sonho, são de certeza mais e maiores que simplesmente ir à tv. Os outros... são só os outros, com os seus próprios medos e contradições e as suas opiniões e silêncios valem o que valem. oh, as pessoas!, por isso há tanto quem prefira os animais... ânimo, boa sorte. Sei o que sentes e como sentes. talvez daqui a uns meses te possa dizer o que sinto também. Felicidades

 
At 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cara amiga,
Nunca é demais repetir que embora não te conheça, tenho por ti uma admiração profunda.
Este sentimento obviamente se intensifica à medida que leio os teus blogs. Hoje ao ler o teu post, revi-me em tantas ocasiões que já vivi! Eu, como sou uma pessoa extrovertida, nunca escondi o meu problema de ninguém. Mas realmente as reacções dos outros são sempre muito inesperadas e, se há casos em que tive agradáveis surpresas como tu referis-te, outros há, que se fosse hoje, teria optado pelo silêncio.
Querida Musa, congratula-te pela tua enorme coragem, e nunca te arrependas de ser levada pelos teus impulsos. As reacções dos outros, irão sempre magoar-te quer se fale de um grande problema, ou de um outro menor.Na vida é assim, todos temos direito a ter a nossa opinião. Não penses nisso...
Eu, tenho que para mim, uma reacção de silêncio é daqueles que não nos querem melindrar, não é de modo algum ignorar-nos.
Continua a lutar por aquilo que acreditas e nunca tenhas medo de ser tu mesma.
Da minha parte só me resta dizer "Muito obrigada", és de facto uma pessoa maravilhosa, que sabe exprimir como ninguém o que lhe vai na alma.
Um grande beijinho desta tua "amiga",
Daisy

 
At 7:00 da manhã, Blogger Bunny said...

Minha querida,
tu és uma grande mulher, uma mulher que merece tudo de bom!
Olha, eu não escondo a minha infertilidade de ninguem, aliás, optei pelo choque do tipo:
"entao e bebés?"
"Não consigo engravidar há dois anos"
" ah e tal mas já engravidaste uma vez, deve ser dos nervos"
"Não quero falar sobre isso, pode ser?"
e acaba a conversa por aí.
Amiga, c*ga nisso!
Um beijinho no teu coração lindo lindo!
Tua para sempre
Bunny

 
At 7:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Musa,
As pessoas podem não ter comentado quer por preconceito (ou por outra qualquer razão igualmente parva e ignorante), quer por não saberem lidar com a situação... mas podes ter a certeza de uma coisa puseste-as a pensar no assunto!
Beijinhos

 
At 10:34 da manhã, Blogger Clara said...

Não sei em que planeta é que vivo eu... considero-me um E.T. na maior parte das vezes.

Aqui na blogosfera descobri que afinal há mais gente "normal" DE ACORDO COM OS MEU PADRÕES do que estava à espera.

Aqui também é assim, em relação a tudo.

Por cá o silêncio vale ouro, pois ou é isso ou comentários completamente descabidos e para esses perdi a paciência, à muito.

Sempre com a cabeça erguida, querida, senão estamos fritas! em relação a tudo!
beijocas e continua a mulher forte que pareces ser.

 
At 12:53 da tarde, Blogger *CC* # *Ruca* said...

Olá, Musa!!!

é mm as pessoas q nos rodeiam, n estão preparadas para lidar com situações deste género e n sabem de todo oq nos hão-de dizer, por mais q tentem por vezes só saí disparate.

eu tb deparo com isto no meu dia-a-dia e penso... será q eu própria sei lidar com esta situação???

Beijocas
CC

 
At 1:49 da tarde, Blogger Nany said...

Minha querida,

eu não vi a reportagem, mas acho que tives-te muita coragem para dar a cara. Sabes que por vezes as pessoas não sabem como reagir. A infertilidade é algo de que não se fala, que cada um guarda para si, que pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura, mesmo às mais saudáveis. Não é algo que se "apanhe" por estar na mesma sala, é uma doença explicável, mas que mexe com tantos sentimentos e emoções que é difícil de explicar e até de entender.
Os homens não percebem muito bem a angústia que as mulheres passam, a não ser que sejam as mulheres deles, e as mulheres sentem um certo receio e tentam interpretar sinais nelas para ver se não sofrem do mesmo.
A culpa não é de uns nem de outros, é da sociedade em que vivemos.
É como dizes, se calhar nós também não sabiamos como reagir, mas tenta que os comentários (ou falta) de comentários dos outros te passe o mais ao lado possível.
És uma grande mulher e por aquilo que já me apercebi uma excelente pessoa. Não mudes quem és.
Bjks
Nany

 
At 2:02 da tarde, Blogger Rj said...

Eu vi a reportagem e até disse ao meu marido: "olha estas meninas são dos blogs. será que está aqui alguma que eu conheço?"
Ele ficou a olhar para mim e tive a explcar-lhe que aqui fala-se de tudo e é mais facil contar coisas a desconhecidos do que enfrentar os olhos de quem nos conhece todos os dias.
Acho que fizes-te muito bem em dar a cara, só assim as coisas evoluem. Quem não sabia do vosso problema ficou a saber e ficou a saber também que não estão nada contentes com as atitudes das pessoas e do nosso governo. Ficaram a saber que fartas de estar escondidas atras de um sorriso e atras de um "flhos? ainda é cedo mas vamos pensar nisso" estão vocês. Ficaram a saber que filhos nem toda a gente pode ter assim facilmente mas não é por isso que são menos mãe e pai do que os casais que os têm.
Como disse fizes-te muito bem!

 
At 2:06 da tarde, Blogger Unknown said...

Querida

Compreendo exactamente o que sentes..
Olha, tiveste um acto de coragem só por isso ès uma MULHER!!!
Parabéns!!!

Um grande beijinho cheio de sorte amiga!

Yamita

 
At 2:52 da tarde, Blogger Mãe Gabi said...

vim hoje aqui pela primeira vez.
nao li o todo o teu blog apenas os ultimos posts...virei acompanhar aqui a tua historia se me deixares...:) e deixo te aqui o meu beijinho de respeito e admiraçao...
virei ca mais vezes certamente:)

 
At 3:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostaria de te contar uma história
vou faze-lo em anonimato pq agora o quero assim; se quiseres contactar-e deixa-me o teu email e falamos melhor...
eu tinha uns 25 anos tomava pilula já há uns anos e o ginec disse-me para parar uns tempos. Parei.
Passou 1 ano, 2 , 3... não tomava nem fazia mais nenhum anticoncepcional mas não ficava grávida. Não estava preocupada com isso e portanto continuei sem tomar nem fazer nada. Os anos passavam e houve uma altura em que comecei a sentir uma certa mágoa por não ter filhos ... só nasciam os filhos dos outros!
Qd já tinha 38 anos, quase quase 39, tive uma falta eu que era tão regular e fui à farmácia, numa de não poder ser de não saber o que pensar. Era mesmo, a análise foi positiva e o pai não queria acreditar.
Falei para o ginec - estás à vontade fazes o q quiseres , é uma gravidez de risco, apoio-te sempre no que decidires , vais fazer assim , vais fazer assado...
E fiz. Fiz todos os exames , andei na Gravidez de Risco do D. Estefania, fui para a Genética, fiz ecografias com as presas, as da droga e as q tinham Sida e espinha bífida... e por vezes deficiencias dentro do seu útero.
Eu não, tinha apenas e só 39 anos qd a minha filha nasceu de parto natural e de termo !!!!!!!!!!!!!!
Hoje ela tem 18 anos feitos a semana passad. É linda , é óptima, é...
Em tempos censuraram-me por eu contar este episódio da minha vida, porque nem todos os partos eram tão felizes.
Aquilo que eu quero transmitir é que há um momento para esta criança nascer, como em tudona vida há UM momento; nós às vezes tornamo-nos demasiado ansiosos e qd deixamos de o ser, qd deixamos correr o curso da água, as coisas acontecem.
Espero não te chocar, mas dar-te a esperança de que é sempre possivel se não há deficiencias graves, anomalias, etc. Acredita!!!
Fico à tua disposição para quaisq outras informações, pormenores...
Não vi a reportagem da TV mas a m/ atitude será a mesma.
Se quizeres contactar-me deixa aqui recado. eu voltarei.
um beijo grande para ti. para todas.

 
At 3:45 da tarde, Blogger greentea said...

não vi a repportagem . mas vou subscrever a petição e se puder de algum modo ajudar, podes contar comigo

 
At 4:27 da tarde, Blogger Mamã artesã said...

Olá, miga
com muita pena minha, não vi a reportagem uma vez que, em casa, quando vejo TV é mesmo só a SIC (manias...).

Quanto à ausência de comentários... é mesmo como dizes no final do teu post: por vezes as pessoas não sabem o que dizer e, como tal, remetem-se ao silêncio. Como tantos outros, é um assunto delicado que nem sempre se conseguem encontrar as palavras certas para falar com a pessoa em causa. Até eu, por vezes, não sei muito bem o que posso dizer nos comentários que te deixo, com medo de te ferir dalguma forma.
Joquinhas
Sofia

 
At 4:29 da tarde, Blogger Catarina Agostinho said...

OLÁ MUSA!
COMPREENDO MUITO BEM, O QUE SENTES!
DESEJO-TE MUITA SORTE E TUDO DE BOM!
BEIJOKAS
CATARINA E JOÃO

 
At 4:43 da tarde, Blogger Cláudia said...

Como tenho pena de não ter visto a reportagem...
Do pouco que conheço de ti sei que fizeste muito bem e que é necessária muita coragem para expores a tua vida privada na televisão e dar a cara por uma causa tão nobre!
Espero que os efeitos negativos sejam minorados perante os positivos e que essa tua exposição traga muito apoio para a vossa causa.
Um grande beijinho,
Cláudia

 
At 6:01 da tarde, Blogger Bem Me Queres said...

Sabes que desde logo que nos conhecemos que houve uma grande afinidade entre nós. Tornamo-nos verdadeiras AMIGAS e orgulho-me mt disso. És uma grande lutadora e apesar de todos os "riscos" que sabias que irías correr ao expôr-te, não hesitaste em lutares pela nossa causa. Nunca te poderei retribuir por tudo, posso apenas oferecer-te a minha amizade que, acredita, é verdadeira! Obrigada por teres entrado na minha vida.
Beijinhos doces
Cláudia

 
At 7:27 da tarde, Blogger Rita_in_UK said...

Ola Musa,
Realmente e' triste ter havido apenas uma pessoa a querer abordar o assunto contigo...
Achas mesmo que todos viram? Pergunto-te isto pq nos aqui em casa ate nos "esquecemos" que existe o canal 1!
Claro que nessas coisas o passa-palavra tb e' importante, mas o impacto em quem viu realmente e' sempre diferente...
Bjinhs, e quero que saibas que te admiro muito por teres dado a cara!
Rita

 
At 11:52 da tarde, Blogger Elsa said...

Minha Musa linda,

Já te disse que adorei conhecer a cara de quem leio sempre e tu és como eu imaginava. És linda e corajosa e mais uma vez agradeço-te por teres dado a cara por mim.

Quando decidimos dar a cara pela nossa luta nunca sabemos qual vai ser a reacção de quem nos rodeia. Mas o que importa e nos deixa felizes é que demos um passo em frente para que o mundo se lembre que a Infertilidade existe e que ela não tem que ser tabu.

Dia 30 tenho que estar no hospital às 9h. Adorava tomar um café contigo.

Obrigada pela sorte para amanhã. Assim que puder dou noticias.

Jinhos grandes,
Elsa

 
At 8:19 da manhã, Blogger amiguita said...

Acho que os teus colegas também ficaram com insónias, acredito que deve passar pela cabeça todos os comentários que fizeram em relação a ti e a teres filhos.
Não deve ser fácil estar do outro lado sem saber o que dizer ou como agir, pensa em todas as situações em que estiveste do outro lado de uma má noticia, eu que sou uma faladora nata, nesses momentos faltam-me as palavras, faço apenas um carinho.

Para ti muitos mimos, até breve!

 
At 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Musa,

Vais concerteza ficar admirada de me "ver" por aqui.... encontrávamos-nos regularmente no Pinkblue, e tu foste, a par da Cvieira, a pessoa que mais me acompanhou e me deu força. POr tudo isso, agradeço-te.
Agradeço-te, também, por teres tido a coragem de "aparecer"!
Sabes, só quem passa por todo este mundo da Infertilidade é que consegue perceber o que realmente se sente e....se sofre!! Não dês demasiada importância ao que os outros possam dizer ou pensar, o problema é simplesmentes deles!! Tu é que vales a pena.
Quanto a mim, tentei afixar uma mensagem no pinkblue durante a semana passada, mas não consegui, talvez tenha sido melhor assim. A verdade é que fiquei muito triste com tudo o que tem sido dito e feito. Aquele é um espaço especial, de apoio, de carinho e de mimo, e, não de maus pensamentos e intrigas.

A minha gravidez está a correr bem, estou grávida de uma menina! E se não houver alteração no nome será uma Maria Clara! Gostas????
Desejo-te TUDO de bom.
Um grande beijo
Alexcardoso

 
At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá, Musa!
Tens tda a razão o fórum anda mm desorientado, é tão difícil de entrar...Por isso deixo-te esta mensagem em ambos os sitíos:blog e fórum....
Vi a tua mensagem e agradeço-te a força.Apesar de ter ter tido um resultado negativo à minha primeira IUU, estou melhor e com mais força para tentar uma segunda vez.
Entrei no teu blog e li as "reacções", só tenho de te dar mais uma vez os Parabéns pela coragem e determinação.
Compreendo perfeitamente o que deves ter sentido, ou pelo menos imagino.
No meu caso, apenas a família directa sabe o que se passa e, mesmo assim só sabem uma parte.
Tomámos a decisão de não contar a amigos ou colegas de trabaho, para não expormos a nossa vida pessoal. As pessoas por vezes, conseguem ser más e em vez de ajudar só desajudam.
Como não sabem o que se passa, continuam a perguntar "mil vezes" as mesmas coisas: Então, kd é k vem a cegonha?; O bebé aparece ou não?; Passa-se alguma coisa para n ainda teres engravidado?, enfim...
Sei que não fazem por mal, mas ás vezes apetece-me dar um grito: Basta!!! Estou farta....
É muito difícil manter as aparências, "fingir" que a vida nos sorri quando estamos de rastos.
Temos que ter muita força e continuar a acreditar!
A ti desejo-te muita sorte para o dia 21, o da consulta (falta pouco), que corra bem para que em breve possas começar o tt.
Vou torcer para que o resultado seja muito ++++++.Ainda vamos ser "companheiras de picas" (começo em Abril)....

Até breve!

Texuguinho

 

Enviar um comentário

<< Home