Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Hoje recebi uma daquelas novidades...

Daquelas que pensei que já não faziam doer cá dentro, e no entanto, esta fez… Uma amiga minha está grávida, pela segunda vez… Somos da mesma idade, ela casou um ano mais cedo do que eu, e já vai no segundo… Quando nasceu a primeira, a S., andava eu nos treinos há pouco tempo, e lembro-me que a fui visitar, entusiasmadíssima, a tentar aprender tudo o que havia para aprender, já a pensar que em breve seria a minha vez de precisar de saber todas aquelas coisas, de ter todos aqueles cuidados… Fiz milhares de perguntas sobre a gravidez, o parto e aqueles primeiros dias em que tudo era maravilhosamente novo e surpreendente… Estava ansiosa por passar por tudo e pensava que não demoraria muito…
Nessa altura, aproveitei a viagem a Lisboa para me encontrar com outra amiga que por sinal também estava grávida de quase 6 meses e, mais uma vez, fiz mil e uma perguntas, agora sobre a fase dos treinos e das tentativas, o tempo que demorava, como ela tinha descoberto e contado ao marido…
Queria preparar-me o melhor possível (como sempre) para esse momento mágico em que, depois das primeiras suspeitas, se descobre (felicidade suprema!...) que o milagre aconteceu, que uma nova vida está a nascer e a desenvolver-se dentro de nós… E imaginava já mil e uma maneiras de contar a grande novidade ao meu amor: como o faria, em que momento, em que registo (a brincar, ou de forma dramática e surpreendente?...), e, mais tarde, a toda a família… Na altura, ainda pensava que o nosso futuro filho seria o primeiro das nossas duas famílias (hoje sei que não…), e imaginava a felicidade imensa que iríamos dar a toda a gente, aos meus pais, ao meu sogro, a todos os outros… Já tinha havido imensas discussões sobre nomes: o de menina já escolhido, o de menino mais polémico…

Na altura tudo era possível, tudo era bonito, tudo eram expectativas e sonhos e ilusões… Tudo era uma questão de tempo (pouco!...) e eu apenas me preparava para viver com toda a intensidade essa felicidade inimaginável…

Entretanto, as coisas mudaram, e muito… E têm vindo sempre a mudar, de tal forma que eu pensava que já conseguia lidar perfeitamente com as novidades de gravidezes da família e das amigas… Pensava que já só sentia felicidade e que essas notícias já não me faziam sentir esquecida e injustiçada pelo destino ou pela vida… Mas parece que ainda não atingi a serenidade tão plena quanto gostaria… Ainda tenho que crescer mais, que aprender mais, que ser melhor… Mas eu vou conseguir, tenho a certeza: se cheguei até aqui, também posso ir mais longe...

25 Comments:

At 3:18 da tarde, Blogger Unknown said...

Amiga,
Eu sinto o mesmo...ainda há pouco li q a Isabel Figueira, q casou o mês passado, já está grávida...
Neste momento, ando a evitar frequentar locais onde possam estar casais com bébés. Não faço por mal, mas simplesmente não consigo...
Beijinhos
Alexandra

 
At 3:20 da tarde, Blogger Alexandra said...

Como entendo o que dizes...também pensava que um dia iria conseguir esse "crescimento", mas a verdade é que não consegui, nem consigo...sinto-me desiludida com a vida nessa parte...de ter filhos...quando alguém me diz "estou grávida", não tenho inveja...mas não consigo deixar de pensar que quero tanto...e também não consigo deixar de sentir um vazio enorme...acho que o que temos a fazer é viver todos os dias tirando o máximo de tudo...
Minha amiga, vais ver que vais conseguir...aprendi aqui com as outras meninas que o mais importante é ser positiva...e é isso que tento fazer...
Beijinhos e força...

 
At 3:26 da tarde, Blogger *CC* # *Ruca* said...

Olá,

só consigo dizer, como eu te compreendo...

Beijocas
CC

 
At 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Todos os dia cresces, aprendes e tornas-te uma pessoa melhor .... isso vê-se, sente-se a cada dia que passa.

Tu vais conseguir.
Tu vais chegar lá longe.

Um beijo enorme cheio de esperança, carinho e amizade.

Moka

 
At 3:53 da tarde, Blogger Mamã artesã said...

Miga,
agora só eu que venho agradecer a força e carinho que deixaste no meu cantinho. Esta é uma situação que já se arrasta há demasiado tempo. Não é apenas da boca para fora porque já tiveram o mesmo desejo com a minha irmã (vê a adenda que fiz ao post).

Agora em relação ao teu post. Não desistas nunca dos teus sonhos: seja do de ser mãe ou doutro qualquer. E tem Fé, muita Fé que hás-de conseguir. Eu acredito que sim.

Joquinhas
Sofia

 
At 5:00 da tarde, Blogger -=|†¡††ä|=- said...

Cada um é como é, é normal sentires tudo isso e muito mais, faz parte da vida, e isto não faz de ti uma pessoa menos madura, nada disso.Mas acredita, um dia acordas e nao sentes tanta dor, aprendemos a ter esperança, a ver a vida com outros olhos e a vida transforma-se. Aconteceu comigo e acontecerá contigo, o segredo é acreditar nisso...

 
At 5:09 da tarde, Blogger stardust said...

Minha querida...

É claro que cada uma de nós tem de viver esse tormento, e pior q a noticía da gravidez vai ser a visita a esse futuro recém-nascido...

Mas olha, o q não nos mata torna-nos mais fortes e um diz vais conseguir...Não só q seja a tua vez de dares essa notícia tão esperada!

Tive recentemente um caso parecido, a minha melhor amiga q casou 5 anos depois de mim... Já tem uma bébé linda nos braços... E como me custa...

Beijocas

 
At 5:22 da tarde, Blogger Clara said...

Nem comento, fico desvastada por mim, feliz pelos outros.

O blog não fechou, mas sim o endereço: vai pelo profile e continuas a ler-me ;) actualiza só o nome nos links, ok?

 
At 6:17 da tarde, Blogger Bunny said...

Minha querida,
tu vais conseguir, é claro que sim!
E o teu bebé vai ficar maravilhado quando sair da tua barriguinha e vir a mamã linda que tem!
Estou ansiosa por esse dia!
Obrigada por tudo o que és para mim!
Um xi-coração apertado

 
At 7:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá, minha querida!
NUNCA irás conseguir essa frieza perante uma notícia de gravidez e não é inveja, é sofrimento puro, é frustração, é dor de fémea, cujo corpo "arde" por uma cria...é a natureza!
Tb eu desenhei um quadro edílico pintado a felicidade familiar: o 1º filho, o 1º neto, contudo não tal não aconteceu e achas que isso me impede de ser a grávida mais feliz deste mundo???
Um dia, contar-me-ás como é contigo. Tenho a certeza que rasgarás o quadro anterior e pintarás outro mais belo ainda. :-)
Recebe um beijo cheiinho de carinho, pq sei como fica o nosso coração nestas alturas.
Diva

 
At 7:54 da tarde, Blogger Elsa said...

Não é fácil não miga, custa tanto...a dor que se sente dentro de nós...não é inveja...é sofrimento por nós, sofrimento por não estarmos e nem sabermos se um dia vamos ter essa alegria, apesar de toda a fé que temos dentro de nós e de acreditarmos que esse dia vai chegar.

Não é fácil, mas aprendemos com o tempo (eu ainda não aprendi e digo-te que este ano vou ser tia 3 vezes) mas agora aqui estou eu feliz...

Força miga!!

Jinhos grandes,
Elsa

 
At 9:53 da tarde, Blogger 39 said...

O que dizer? Que nem sempre é fácil pôrmo-nos na pele dos outros. Por vezes, até nos falta um pouco de boa vontade para o fazermos. Mas de repente, quando vemos uma amiga grávida já nos fica fácil de entender o que estará ela a sentir... e nessas horas já queremos estar na pele da outra. Mas em vez de ficarmos felizes como ela estará de certo, não! Ficamos tristes! Somos assim, feitos de contradições. Não há muito para perceber. Não há muito para explicar. Somos assim! Mas é possível mudarmos. Está em nós queremos mudar esse sofrimento. Está exclusivamente em nós a capacidade de mudarmos essas sensações, esses sentimentos conflituosos. E acredita que sim, que é possivel!
Obrigada pelo teu carinho no meu cantinho. Voltarei sempre que possivel, está bem? Uma beijoca, grande, grande!!!

 
At 11:01 da tarde, Blogger Summer said...

Continuo a sentir essa dor sempre que recebo a noticia de mais uma gravidez. Não fico triste pelos outros mas por mim. Porque me lembra que ainda não consegui.

Acho que enquanto não conseguir vou sentir essa dor sempre.

Beijocas.

 
At 12:01 da manhã, Blogger Bem Me Queres said...

Amiga, estou convencida que nunca conseguiremos lidar bem com uma notícia dessas. Podes conseguir controlar melhor as tuas emoções....pelo menos exteriormente....mas no fundo a dor agudiza-se cada vez mais.
Não tens de pensar que tens de ser melhor. És uma pessoas maravilhosa que merece ser mt, mt feliz.....e vais ser! O que depender de mim.....
Beijinhos doces
Cláudia

 
At 12:19 da manhã, Blogger sonia said...

Entendo-te tão bem!!!
Muita força querida, o nosso sonho estar breve de se realizar, acredita sempre!!

beijo grande.

 
At 2:04 da manhã, Blogger Josy Medeiros said...

Penso que seja uma etapa muito difícil de alcançar, só quem passa por esta longa fase de espera é que pode saber o que sentimos...

Muita luz em nossas vidas...

 
At 8:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Deixa-me dizer-te que o "outro lado" às vezes também se sente um pouco culpado por saber que tu não consegues e ela consegue tão facilmente. E sente-se impotente por não conseguir ajudar. Tenho uma amiga que também tenta há mais tempo que eu e eu já tenho dois...
Mas não desistas nunca de sonhar.
A tua estrelinha também vai brilhar.
Bjs

 
At 11:08 da manhã, Blogger Penélope said...

Entendo-te!
Eu sei que não irei mudar; fico contente pelos amigos e pela família, mas cá no fundo «bate» sempre uma grande magoa; mas eu não me sinto mal por sentir mágoa ou «inveja» dos outros; sei que o que desejo é bom, saudável e como tal continuarei a sentir a mágoa até ter o meu filho.
:)
Penélope

 
At 12:40 da tarde, Blogger Anna72 said...

Antes sentia-me culpada por ter sentimentos assim. Mas depois que vos descobri, percebi que é normal.

Não é inveja, é apenas um desejo muito grande de se ser mãe e um sentimento enorme de injustiça.

Mas, como diz o ditado, "Deus tarda mas não falha!". A nossa vez está a chegar... é só preciso um pouquinho mais de paciência.

Beijocas grandes

 
At 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amiga, é espantoso a forma como me revi em cada uma das tuas palavras. Também eu planeei tantas e tantas vezes a forma como diria que estava grávida ao meu marido e à minha família, esse pensamento ocupou-me quantas horas do meu dia!!! A dúvida ainda hoje persiste: será que algum dia darei esta novidade? Tal como tu também a minha melhor amiga está grávida pela 2ª vez e casou 2 anos depois de mim. São sentimentos normais estes que sentimos, porém desgastantes e por vezes quase intoleráveis. Actualmente já não falo em planos mas em sonhos, mas acredito que algum dia se tornará em realidade. Até lá resta-nos enfrentar as contrariedades da vida da melhor forma que nos for possível.

 
At 1:56 da tarde, Blogger amiguita said...

Eu fico muito feliz pelas gravidezes das minhas amigas, o mesmo já não posso dizer quando leio a malta a dizer que os filhos dão muito trabalho e são chatos, e...

Beijinhos

 
At 3:02 da tarde, Blogger HOPE said...

Musa!
Revejo-me em muito do que escreves. O crescimento de que falas vai-se fazendo todos os dias. Nem todas conseguem, mas eu acho que quem luta, quem consegue ver para além de si própria, quem consegue ver a beleza mesmo ali ao seu lado, consegue crescer a cada dia, nem que seja só um bocadinho. Acho que TU vais conseguir :)

Um grande beijinho
HOPE;)

 
At 5:43 da tarde, Blogger Xana said...

que posso eu mais dizer?? é um sentimento estranho... estar feliz e ao mesmo tempo sentir que o mundo desabou na nossa cabeça. E porque é que estas coisas parecem só acontecer quando estamos mais em baixo??
Acho que nestas alturas é que nós apercebemos mais do quanto este "assunto" nos mata e moi interiormente.
há que ter força e acreditar que támbem vamos conseguir sentir essa felicidade, apesar de as vezes nenhuma força consiga sair de dentro de nós.
beijos
xana

 
At 6:39 da tarde, Blogger Zeca said...

As angustias das incertezas depressa se tornam certezas.
Não penses que a porta está fechada, mas sim apenas entreaberta.
A tua dor e grito vai estar a nevegar no Plagiadíssimo.
Passa por lá e fica bem.
p.s.
ilustrei o teu post

 
At 9:08 da tarde, Blogger Rj said...

Se tivesse lido o que escreves-te à 2 anos atrás diria: Esta gaja copiou-me!
é impensável para quem tenta engravidar durante tanto tempo ficar verdadeiramente feliz pela gravidez dos outros. Chamem-lhe o que quiserem: inveja, dor de cotovelo mas a verdade é essa. Queremos ser nós os felizes, queremos ser nós a falarmos no sincomodos da gravidez, queremos ser nós a ter enjoos, queremo sser nós a ficar gordas.
Em relação ao teu sentimento de quase culpa nada posso dizer. Se quiseres atingir um patamar em que nada destas coisas te afectem força mas nunca desistas do teu sonho.

 

Enviar um comentário

<< Home