Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Dar a cara...

É hoje à tarde que me vou encontrar com a equipa de reportagem da RTP para falar sobre infertilidade…

Quando surgiu esta ideia da reportagem, atirei-me quase de cabeça e não pensei duas vezes antes de me disponibilizar para ajudar, para dar a cara e contar a minha história e a nossa história, mas, à medida que a hora de aparecer se aproxima, confesso que começo a ficar algo apreensiva… Apreensiva não por revelar ao mundo a minha situação, mas por não ter a certeza que o (meu) mundo esteja perfeitamente preparado para ouvir o que vou dizer, por não saber muito bem como é que as pessoas que fazem parte do meu dia a dia vão reagir… Se não tenho dúvidas em relação à família e aos amigos mais próximos, já em relação ao meu local de trabalho, não posso dizer o mesmo…

Trabalho numa empresa em que a maior parte dos trabalhadores são homens, inserida num meio essencialmente rural, e não sei como é que este mundo vai ouvir e reagir a esta revelação da minha intimidade… Preciso (até pelas funções que desempenho) que eles me respeitem e até hoje é isso que tem acontecido, mas tenho algum receio de que isso possa mudar depois da reportagem… Ou talvez esteja a fazer uma tempestade num copo de água e a sofrer por antecipação (como sempre!) e eles me surpreendam e me dêem todo o apoio… Não sei… Sei que há coisas que eu não vou tolerar ou aceitar: Pena, por exemplo… Espero sinceramente que ninguém venha ter comigo como se eu fosse uma coitadinha e me trate como alguma vítima indefesa digna de piedade…

De qualquer maneira, apesar de todos estes receios e de todos estes medos, não me passa nem por um momento pelo pensamento desistir desta colaboração… Assumi que o faria, comprometi-me e agora irei até ao fim, até onde acharem que posso ser útil, não só porque não gosto de voltar atrás com a minha palavra mas também por continuar a achar que é por uma excelente causa, que é importante e que as vantagens para todos os que são afectados por este problema serão sempre maiores do que os eventuais inconvenientes que essa exposição possa trazer para a minha vida… Espero não estar enganada…

Mais uma vez, nesta decisão e neste passo que estou a dar, foi fundamental o apoio do meu M. (obviamente que sem isso nunca o faria!), que tem sido de facto, para além de um marido maravilhoso, um Companheiro de Luta (sim, porque esta luta é dos dois) ideal, perfeito…

22 Comments:

At 9:05 da manhã, Blogger Bunny said...

Tens 100% do meu apoio em tudo o que faças na tua vida.
As outras pessoas se forem inteligentes e sensíveis percebem que fizeste o que tinhas a fazer, em teu nome e em nome de imensos casais que sofrem do mesmo problema.
De certeza que as pessoas que te amam ainda te vão apoiar mais!
Um beijinho meu amor, e boa sorte!
Não estejas nervosa porque és uma mulher de coragem!!

 
At 9:07 da manhã, Blogger stardust said...

Amiga!

Acredita que no teu mundo, as pessoas te respeitarão mais depois de saberem que apesar de todo o sofrimento em que vives consegues andar de cabeça erguida e fazer com que a tua vida pessoal e profissional progrida.

Nós sabemos que não é fácil! Quantas outras pessoas com problemas infimos quando comparados com o nosso, se arrastam pelas empresas diariamente, sempre com lamúrias e queixas como se carregassem o peso do mundo nas suas costas.

És uma grande mulher e uma grande profissional e esta entrevista so vai contribuir para que aumente o respeito e a amizade de todos os que te rodeiam.

Depois conta-me como foi!

Beijos grandes para ti minha amiga da blogosfera!!!

 
At 10:30 da manhã, Blogger Penélope said...

Amiga, desejo-te muita sorte para a entrevista, não fiques nervosa, sei que irá tudo correr muito bem.
Mais, no que me concerne, agradeço-te (do fundo do coração) o facto de dares a cara pela nossa causa. És uma mulher de armas, uma «super-mulher»! Obrigada, mil vezes obrigada!!!!
Se, como escreves-te na mensagem, alguém demonstrar «pena» pela nossa situação, não te esqueças que «penas» têm as aves, nós temos «pele» ;)
Milhões de bjs AMIGA,
Penélope

 
At 10:32 da manhã, Blogger Unknown said...

Amiga,
Antes de mais, queria dizer q admiro muitíssimo a tua coragem!!
Desejo muito que o teu (nosso) mundo comece e reagir de maneira diferente a esta questão, com mais maturidade e compreensão. Só por isso, o teu contributo é mais do que valioso!
Aqui fica um beijinho muito grande para ti e para o teu marido e espero q corra tudo bem.
Alexandra

 
At 10:50 da manhã, Blogger ... said...

Amiga, alem da estrema coragem que demonstras ter, tens o dom da palavra, o dom de cativar os outros. Assim, não é pena que vão ter de ti (de nós). TU vais conseguir fazer a diferença. Tu vais conseguir que esta causa avance. Não estarei presesnte, mas estarei contigo de coração.

Um beijo forte
Bacokinha

 
At 10:56 da manhã, Blogger Cláudia said...

Desejo-te boa sorte para a reportagem. De certeza que vai correr tudo bem. Tu és uma grande lutadora e isso reflete-se nas tuas palavras.
Espero que as pessoass à tua volta te surpreendam pela positiva!
Um grande beijinho

 
At 11:14 da manhã, Blogger Xana said...

Linda não sabia que ias fazer a reportagem.... Sei que vai correr bem tens o dom da palavra... E Obrigado pela tua coragem, obrigado por falares por mim também.
Um grande beijo para uma GRANDE mulher....
xana

 
At 12:11 da tarde, Blogger HOPE said...

Musa
Quando permiti que me fotografessem para a reportagem do Expresso tive os mesmos medos que tu tens neste momento. No meu caso, e até ver, foram totalmente infundados. Nos primeiros dias estranhei o silêncio por parte de algumas pessoas. Depois percebi que esse silêncio era de respeito e admiração. Muitas pessoas ficaram "baralhadas" porque não faziam ideia dos custos físicos, psicológicos e monetários dos ttt. Muitas pessoas leram a reportagem porque viram a minha fotografia e ficaram curiosas. Todas as pessoas me deram os parabéns.
Eu fiquei orgulhosa de mim própria por ter decidido dar a cara por milhares de casais deste país. É com atitudes destas que a sociedade se vai consciêncializando dos problemas e as mentalidades, embora lentamente, vão evoluindo.
Obrigada por seres tão corajosa e por falares também em meu nome.
Um grande beijinho da HOPE ;)

 
At 12:45 da tarde, Blogger Kikee said...

Linda,

Não sei se sabes mas há cerca de um ano dei a cara sobre este assunto numa reportagem na TVI. É baseada nessa experiência que te digo que com certeza não te vais arrepender, quanto muito poderás te surpreender com algumas pessoas, nada mais. Lembro-me por exemplo de ter tido amigas muitissimo chegadas a ligarem-me a seguir à reportagem, a chorarem e a dizerem-me que nunca tinham imaginado que fosse tão complicado.

Nunca me arrependi e tenho a certeza que sentirás o mesmo. Depois avisa quando for para o ar!

Beijinhos enormes

 
At 2:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando é que vai para o ar? E a que horas, ah, e em q canal?
De certeza n te vais arrepender...
Beijinhos e bom fim-de-semana.

 
At 4:01 da tarde, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Minha querida,

Força e estou certa que pouco a pouco emsmo aqueles que possam no inicio não achar bem...depois compreenderão. Eu mesma quando li que ias participar pensei...mas...mas...mas a Musa ainda nãos e abriu com muita gente....como vai ser?!

Bom.....vai correr tudo bem, mal volte de férias venho espereitar e um beijo especial de fora e luta
Sol

 
At 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amiga 1º quero agradecer-vos aos dois por nos representarem nessa entrevista,tenho a certeza que nos vão representar muito bem. Espero que as pessoas que te rodeiam te continuem a respeitar pelo ser maravilhoso que eu acredito que és, tenho consciência de como se vão expôr e agradeço-vos do fundo do meu coração. Depois qd souberes diz qd será emitida a reportagem um beijo e muita força Tuga

 
At 7:18 da tarde, Blogger criolinha said...

OBRIGADA!

 
At 10:04 da tarde, Blogger Pintas said...

Amiga, só vim á net á noite por isso só fico a aguardar noticias como correu.
Obrigada por dares a cara por nós todas.

Beijinhos,
Pintas

 
At 10:29 da tarde, Blogger Susy said...

Espero k tenha corrido bem!
Desejo (e penso que é o k vai acontecer)que no teu trabalho te vão continuar a respeitar, talvez até mais por teres a coragem de dar a cara e assumir algo tão dificil de assumir!
Eu não me importava de dar a cara tb mas o meu problema é outro (eu engravido só k dps aborto) e penso k não fazia sentido ir falar em nome de kem sofre de outro mal...
Um beijinho doce e cheio de coragem!
Susy

 
At 8:10 da manhã, Blogger sonia said...

Um grande beijinho minha querida, sei que é dificil, mas vais conseguir!!!

 
At 11:18 da manhã, Blogger Summer said...

Não acredito que alguem te vá respeitar menos por isto mas acredito no contrário.

Como todas nós abradeço-te por dares a cara por um problema que também é meu.

Bjs.

P.S. Depois diz quando é a reportagem

 
At 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amiga, agradeço-te do fundo do meu coraçãodares a CARA por todas nôs :))
Muito obrigada :))
Beijokinhas e tudo de bom ...
Matilde

 
At 7:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vim parar ao teu blog acidentalmente...ou talvez não. Quem sabe? O destino tem destas coisas...
Então, senti-me na obrigação de deixar o meu testemunho.
Quando quis engravidar não consegui. Tentei durante mais de um ano, sem sucesso. Acabei por tomar uns comprimidos (que já nem me lembro o nome) receitados pelo ginecologista, e ao fim de uns meses, finalmente engravidei...mas perdi o bébé com 10 semanas. Esta história repetiu-se mais 3 vezes, até descobrirem que o meu organismo não produzia progesterona suficiente para manter o bébé.
As peripécias foram muitas, até conseguir ter o Tiago, que hoje está a caminho dos 18 anos e saudável.
Foram 6 meses da minha vida passados em Santa Maria (abençoado Hospital) o que me levou a conhecer grande parte dos médicos mais famosos da altura, Foi-me assim possível recomendar a uma amiga (que há vários anos tentava engravidar), o Prof. Dr. Pereira Coelho, e graças a ele e toda a sua equipa, esta amiga hoje tem o Frederico (concebido por inseminação artificial) com 12 anos.
As coisas,assim contadas, parecem fáceis, mas tu e quem passa por elas, sabem que não. Apenas as descrevo assim, para entenderem, que depois de concretizarem o vosso sonho, já não importa o que ficou para trás.
Acreditei sempre, que Deus me atenderia, na altura que Ele achasse certa.

ACREDITEM TAMBÉM!
FORÇA AMIGAS, porque Deus também vos atenderá.

Bjs

 
At 10:36 da manhã, Blogger Anna72 said...

Minha querida,

O facto de dares a cara demonstra coragem e, como tal, só podes estar orgulhosa de ti própria. Se por acaso alguém te faltar ao respeito é porque é muito ignorante e sem princípios!

Beijocas e depois conta como correu.

 
At 2:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu já tinha lido ontem e hoje vinha saber como correu, mas deves estar de férias de Carnaval.
Espero que tenha corrido bem e acho que as pessoas te vão continuar a respeitar, mas tavez de um modo diferente e a achar-te uma grande mulher que luta pelos seus sonhos.
Bjs

 
At 4:57 da tarde, Blogger Elsa said...

Miga,

1º Obrigada pela força no post anterior, sei o quanto torces.

2º São decisões que nem sempre são fáceis de tomar, não o deviam ser, pois a Infertilidade é uma doença como tantas outras, mas a "vergonha" de sofrer de Infertilidade ainda existe e enquanto este país não olhar de frente para ela, vai continuar a existir sempre essa vergonha.

Quando decidi dar a entrevista para o expresso, mesmo sem fotografia, também eu tive receio mas segui em frente na decisão de o fazer e hoje sinto-me orgulhosa por o ter feito e se fosse preciso dava a cara na televisão.

Agora chegou a minha vez de dizer, Obrigada por dares a cara e por falares em meu nome.

Já sei que correu tudo bem e que és linda!!

Jinhos grandes,
Elsa

 

Enviar um comentário

<< Home