Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

terça-feira, julho 29, 2008

Só mais um!(?)

Sempre disse que queria ter pelo menos 3 filhos.
E embora tenha chegado a pensar que poderia vir a não ter nenhum, a verdade é que ainda não desisti do sonho… 3 ou até mais!
Apesar do trabalho, da falta de ajudas, da vida stressante, da correria diária… da infertilidade, ainda não desisti…
Se já tivesse desistido, já não estaria a tomar a pílula diariamente, religiosamente, torcendo para que a minha endometriose não avance, não se inflame, não piore. Sim, porque de outra forma não faria muito sentido uma mulher infértil tomar a pílula como eu faço.
Há dias em que ao ir para a cama nem consigo adormecer ao pensar na felicidade que seria engravidar de novo, voltar a sentir uma vida crescer dentro de mim, ver mais uma criança a crescer ao pé de nós.
Por outro lado, também não posso dizer que a decisão já esteja tomada, porque de facto, não está.

Teríamos nós coragem de voltar aos tratamentos?
Na última consulta de acompanhamento com o Dr Cristiano Oliveira, perguntei-lhe se, caso quisesse tentar mais um filho, ele me daria autorização para tentar engravidar “naturalmente” durante alguns ciclos. A resposta foi, sem grandes entusiasmos, que sim, que seria possível tentar durante 2 ou 3 ciclos, com controlo ecográfico para ir acompanhando a evolução da endometriose e garantir que ela não alastrava demasiado. Quando contei ao M., ficou contente, disse-me que, “naturalmente”, ainda se sentia capaz de tentar, mas que se tivéssemos que fazer mais tratamentos, não tinha a certeza.

E eu?
Eu queria tanto, tanto, tanto, ter mais um filho… Mas quero fazer novos tratamentos? Estarei preparada para experimentar de novo a dor de não engravidar, que embora neste momento pareça ultrapassada, está apenas latente, à espera de ser de novo despertada e alimentada. Terei estofo para passar por tudo de novo, quem sabe com resultados menos milagrosos (sim, é preciso não esquecer que até hoje não conheço a dor de um tratamento falhado), e ainda estar forte e bem para tratar dos meus dois anjinhos que tanto precisam de mim?... E serei capaz de convencer o M. a voltar aos tratamentos caso haja necessidade disso?

Sei que no dia em que decidir definitivamente que quero mais um filho, farei tudo para o alcançar e sei que me será muito muito muito difícil desistir definitivamente deste sonho. Até à decisão final, estou assim, a pensar no assunto…

quinta-feira, julho 03, 2008

Se bem o pensei, e durante tanto tempo, finalmente melhor o fiz!

No Domingo passado comprei uma bicicleta, e desde 3ª feira tenho vindo todos os dias trabalhar sobre duas rodas! 5 a 6 km para cada lado, percurso mais ou menos plano, à excepção duma subida algo “puxada” mesmo ao chegar ao emprego e outra mesmo mesmo ao chegar a casa, sapatinhos num saquinho para trocar as sapatilhas ao cá chegar e não ficar com ar de ciclista todo o dia, um pequeno ajuste na hora de acordar e no método de deixar os meus piquenos na creche (levo-os a pé, no carrinho), e pronto, sinto-me uma nova mulher!

Vantagens?! Tantas!!!! Poupo na gasolina, evito mais emissões de CO2 para a atmosfera (à mulher de César não basta sê-lo, é preciso parecê-lo), dou o exemplo aqui para o resto da malta (que se divide entre o achar o máximo e querer fazer o mesmo ou o vaticinar que vai ser sol de pouca dura: pura inveja!), mas o melhor dos melhores, resolvi o meu problema de não ter tempo para ir ao ginásio ou fazer qualquer tipo de exercício! É que hoje em dia, com os meus bebés (qualquer dia tenho que deixar de lhes chamar isto, mas ainda não estou preparada) a comerem comida de gente grande e eu já não poder preparar uma papa instantânea ou descongelar apenas uma sopa para o jantar, a ter que cozinhar praticamente todos os dias para alimentar a prole, o ginásio era uma miragem cada vez mais esbatida no horizonte!

Estou tão satisfeita comigo mesma!