Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, outubro 27, 2010

Primeiras semanas

Os primeiros dias da minha Graça foram muito pacíficos. Depois de uma perda incial de peso de 300g, a minha boneca recuperou o peso da nascença ao 5º dia de vida, um verdadeiro feito!



No 4º dia de vida no entanto, fomos numa angústia às urgências do pediátrico depois da minha bébé ter bolsado sangue (a meu ver em grande quantidade) a seguir a uma mamada. Lavada em lágrimas lá fui para a triagem, onde quase gozaram comigo e me chamaram a "mãe das mamas que sangram". Pois, o sangue era meu e eu tinha os mamilos numa lástima! A médica que nos atendeu aconselhou-me mamilos de silicone porque caso contrário não ia aguentar muito mais tempo amamentar a minha bébé. E de facto, as dores eram excruciantes, mas o que é que nós não aguentamos por eles?



No dia seguinte à noite comecei a ficar cheia de febre e no dia depois desse comecei a usar os mamilos de silicone e fui às urgências onde me diagnosticaram uma mastite, medicaram e voltaram a recomendar os mamilos de silicone.



Nesse dia à noite comecei a achar a minha menina muito agitada e como qualquer mãe bem informada, atribuí as culpas às famosas cólicas. Assim passamos um fim de semana inteiro, até que na primeira consulta no pediatra, ao 9º dia de vida da minha bébé, descobrimos que ela tinha perdido nos últimos 4 dias quase 200g!!!!



Percebi logo que os mamilos de silicone tinham sido um erro! A minha bébé chorava horas a fio de fome e não por causa das cólicas! Vim para casa para tentar amamentar sem os mamilos e voltei ao pediatra 2 dias depois mas a Graça continuava a perder peso. As dificuldades dela em mamar tinham provocado uma diminuição drástica na minha produção de leite e viemos com indicação para iniciar o suplemento.



Não podem imaginar a quantidade de lágrimas que chorei nesses dias de angústia e de culpabilização em que que me torturei por ter deixado a minha filha sofrer e passar fome. Não me conseguia perdoar por não me ter apercebido de nada, apesar de alguns sinais que fui detectando, quase inconscientemente...



Felizmente, o pior já passou: a minha bébé, depois de introduzir o leite artifical, engordou mais de 400g na última semana e neste momento, graças à estimulação e insistência, já quase não bebe suplemento pois eu voltei a ter leite para ela.

Agora temos tido alguns episódios de cólicas que a fazem berrar desalmadamente, ora de dia (menos mal), ora de noite (pior, mto pior), mas desde que ela esteja a crescer e saudável, havemos de encontrar calma para lidar com eles.

Posto tudo isto, eu e o M. estamos actualmente absolutamente de acordo quanto a um ponto: ficamos por aqui no que à nossa descendência diz respeito...

13 Comments:

At 12:30 da tarde, Blogger Jolie said...

Vá já passou :)

Um beijinho para todos e em especial para ti

 
At 1:32 da tarde, Blogger Nany said...

Calam, já passou e quem disse que tomar conta de um recém nascido era fácil, está redondamente enganado.
Também tive uma mastite e por causa dela deixei de dar de mamar, desta vez vamos a ver.
Bjks grandes e nada de culpas

 
At 2:19 da tarde, Blogger Lita said...

Os primeiros dias são sempre complicados, os bebés são diferentes, e nós precisamos de tempo para conhecer os nossos filhos e nos adaptarmos!

Espero que, passada esta fase difícil do início da amamentação, corra tudo bem com a Gracinha e com a mamã.

Beijinhos grandes

Lita

 
At 3:41 da tarde, Blogger Anna72 said...

Imagino que não tenham sido dias nada fáceis :(

Mas, como tu dizes, já passou!

Beijocas!

 
At 2:29 da tarde, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Ficam??? daqui a 1 ano estás cheia de saudades e não há como recusar se Deus te enviar outro presente lol....

Agora a sério, fico contente por terem conseguido as duas e vencido mais uma prova, a de amamentar, eu não consegui, não tinha leite e bem entava tb mas nada nenhuma gota e ele puxava puxava!!!!

E os manos, conta reacçõe,s ciumes? conta conta conta embora eu pressinta a vossa felicidade e calma e tudo anda bem devido á vossa cumplicidade!

Um beijo

 
At 5:30 da tarde, Blogger Maria Lavrador said...

Hehehehehe, tb acho que 3 é a conta que Deus vez.... E vais ver que as coisas só vão melhorar a partir de agora

Bjs

 
At 3:33 da tarde, Blogger Susana Pina said...

Já passou amiga. Imagino a tua aflição.
Um bj grande aos 5.
Susana

 
At 4:56 da tarde, Blogger Rita said...

Antes de mais, parabéns pela tua filha LINDA!

Agora começa a aventura nas familias numerosas e espero que corra tudo bem...

Não pertences ao grupo de gémeos? Que tal passares por lá... há lá algumas mamãs que tiveram essa coragem de ter mais um a seguir aos gémeos... vê os links no portal dos gemeos... www.gemeosmaisgemeos.com

Beijos

Rita

 
At 11:44 da manhã, Blogger Luna said...

Grande mulher tu! Ainda bem que td está correr bem, Graça está de novo a ganhar peso.
bjocas
Luna

 
At 1:21 da manhã, Blogger Time Traveller said...

Muuuuuuusa!
Que saudades... às Rodelinhas ;)
Bem, já vais no 3º?!?!? Lol
Que maravilha!
Adorei "tropeçar" neste blog e reconhecer-te.
ADOREI!
Muitos parabéns pela Graça, a mais pequerrucha dos 3 manos!
Ainda me lembro de me cruzar contigo na Ava e de dias depois dizerem que estavas grávida dos gémneos :)
Já passou tanto tempo!...
Aparece no meu blog.
Lá, fala-se muito pouco de bebés.
Ou nada mesmo.
Mas fala-se de coisas doces :)
E de trivialidades.
vais gostar :)
Bjse parabéns!!!!

http:\\timebite.blogspot.com

 
At 7:01 da tarde, Blogger Dinastia FilipiNHa said...

És uma super mãe!!!! Imagino o que sentiste, o quanto te culpaste apesar de não teres culpa nenhuma!

Mas aposto que agora já passou... E aposto que daqui a 1 ano já não têm tanta certeza quanto a ficarem pelo 3º filho... ;-)

Lembro-me de, em cada filha, pensar que não queria mais filhos nas longas noites de cólicas!

Um grande beijinho!

 
At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá, Musa, sua história me inspirou muito... moro no Brasil e estou fazendo minha primeira FIV. Me identifiquei muito com o que vc falou a respeito da quantidade de folículos e das chances reduzidas p/ engravidar.Fiquei muito emocionada com sua história... gostaria de saber se eu posso te enviar um email particular. Em caso positivo, por favor, me avise! Um abraço!
Vera - Brasil

 
At 1:45 da tarde, Blogger Musa said...

Claro Vera!
Pode escrever para eabrantes.api@gmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home