Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, setembro 22, 2006

Para ti, Susana

A Susana sempre foi e ainda é uma grande fonte de inspiração para mim e para muitas mulheres que como eu sentiram ou sentem a dor da infertilidade.

Quando cheguei a este mundo terrível, algumas histórias que descobri no fórum PB marcaram-me de forma especial e a da Susana foi uma dessas. Na altura já com 15 anos de tratamentos na bagagem e 11 tratamentos realizados, impressionava-me pela sua força, esperança e alegria de viver. Pela forma como sempre acreditava que um dia ia conseguir, e como no fim de cada tratamento falhado, ressurgia depois do choque cheia de força novamente para partir de novo para a luta. Era e é uma verdadeira força da natureza, uma referência e um exemplo para todas nós.

Ainda acompanhei mais alguns fracassos da Susana, mas depois do meu positivo no dia 04 de Maio e de a Susana ter iniciado o seu 13º tratamento a meados de Abril, agora já contabilizando 16 anos de luta e 36 de idade, no dia 15 de Maio recebo a notícia que todas nós tanto esperávamos: o positivo da Susana, finalmente!!!!!

Pelo valor da análise, desconfiei logo, e quando ela fez a primeira ecografia confirmou-se: gémeos! A felicidade era transbordante. De repente tudo fazia sentido, tudo tinha valido a pena e a história desta Amiga era um alento para quem ainda lutava. Como tínhamos engravidado tão próximas, ambas de gémeos, passámos a falar ainda mais do que antes, a comparar sintomas, sentimentos, alegrias, medos, a vibrar com a felicidade uma da outra, a ficar apreensiva com os sustos que fomos apanhando, mas aos poucos a batalha parecia ganha. Feita a amniocintese, confirmava-se que vinham aí duas princesas lindas: a Leonor (como a minha) e a Beatriz.

Mas ontem, às 23 semanas de gravidez, ontem tudo se desmoronou... Como tu me disseste amiga, ontem o sonho acabou... As tuas princesas voaram ao céu muito antes do que seria justo ou certo... O que parecia impensável aconteceu... De um momento para o outro, tudo deixou de fazer sentido e a tua perda e a tua dor fizeram-nos estremecer a todas, porque não é justo, porque não podia ser, porque se ninguém merece, tu menos ainda minha querida amiga. Uma tristeza imensa invadiu-me, a mim e a todas as pessoas que te conheciam ou conheciam a tua história, as nossas lágrimas misturaram-se às tuas e contigo choramos a imensa injustiça e a imensa perda que sofreste.

És uma mulher muito especial e muito forte e ontem quando falámos, voltei a ver e admirar essas qualidades em ti. Hoje, já afastada do choque inicial e livre de medicamentos, a tua dor é mais profunda e a verdade começa-se a abater sobre ti e o B. com todo o peso da sua irrevogabilidade, e eu só gostaria de arranjar alguma forma de vos ajudar a suportar esse fardo... Como te disse, também eu me sinto como se tivesse perdido algo, mas não consigo nem imaginar o que tu sentes... Sei que não lerás estas palavras, pelo menos para já, e talvez seja melhor assim, mas precisava de as deitar cá para fora, precisava de esvaziar de alguma forma o meu peito, que anda tão oprimido desde ontem... Hoje choro contigo, espero que a vida, apesar de tudo, nos dê ainda muitas oportunidades para rirmos juntas da tua felicidade.
PS: Amigas, a Susana agradece todas as vossas palavras de carinho, todos os abraços. Ela sabe que estamos todas com ela neste momento.

33 Comments:

At 2:21 da tarde, Blogger *CC* # *Ruca* said...

continuo sem saber o q dizer, mas quero deixar muitos mimos e força à Susana.

E para ti tb.

CC

 
At 2:24 da tarde, Blogger Clara said...

Eu não sabia...aliás, entendi agora que era do fórum, a Susana.
Quanta dor... ninguém merece...
Já o disse à Kitti e Stardust, fiquei mesmo com um nó apertadinho.
Um beijinho para ti e um abraço à Susana, que mundo injusto...

 
At 2:30 da tarde, Blogger stardust said...

De facto, é esmagoradoramente cruel a realidade da Susana, se ela conseguir aceitar bem será de facto uma pessoa admirável.

Nada do que se possa dizer servirá de qualquer consolo para ela. A história dela seguia-a com muito carinho, apesar de nunca ter privado com ela. Quando engravidou, fiquei ainda contentissima, ainda mais porque o médico dela é o meu médico, e porque o meu ttt estava próximo, encarei-o com esperança renovada.

Comprrendo tudo que escreves amiga, porque apesar de não conhecer a Susana sinto cada palavra que li no teu post e as lágrimas teimam em queres cair. Não sou mulher de choros, mas desde ontem que ando muito volátil.

Ela não merecia... De resto ninguém merece...

Beijocas e bom fds para os 4

 
At 3:12 da tarde, Blogger ... said...

Querida amiga, junto-me a ti num abraço bem forte à Susaninha.

Bacokinha

 
At 3:23 da tarde, Blogger Miduxe said...

Eu costumava dizer que a natureza sabe o que faz, mas realmente a vida por vezes é demasiado injusta com determinadas pessoas...
Como diz o povo "quem sofre são as flores,pk as ervas daninhas essas ficam"!
Mas haja força,coragem e este filme mudarà de final!
beijos e muita coragem, estas dores só compreende quem passa por elas

 
At 3:47 da tarde, Blogger Elsa said...

Amiga não há palavras....

Estamos todas com a Susana e B.

Um beijinho muito grande para ti e muitas festinhas na barriguita para os meus sobrinhos lindos.

Elsa

 
At 4:16 da tarde, Blogger Nina said...

Não tendo vivenciado dramas como os vossos, revejo-me em cada palavra tua!
Bjos

 
At 5:45 da tarde, Blogger Amor de Mãe said...

Nao conheço... mas fikei arrepiada, triste... com as lagrimas nos olhos ao ler este post... sei a dor de perder um filho desejado, mas a dor de ter passado pl k ela passou para engravidar, e depois de ter conseguido... de saber k eram duas meninas... nao é justo... Ng merece... ela tb nao...
nem consigo dizer nada de jeito... pk estou sem palavras...
So kero deixar aki as minhas forças a Susana, k agora precisa mm de fazer o luto... precisa de chorar... estou mt triste...

 
At 6:50 da tarde, Blogger Pintas said...

As minhas lágrimas desde hoje manhã que se juntam ás vossas.
Conheçi a Susana no almoço como a ti e á Claudia entre outras e tenho vibrado com as vossas gravidezes, agora não estava á espera desta noticia ás 23 semaninhas da Susana.
Um beijinho muito especial para a Susana e marido.
Fiquei a estremeçer com esta noticia tão triste e injusta.
Pintas

 
At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mas como é que isso foi acontecer???????

 
At 8:00 da tarde, Blogger Aninhas said...

Manda-lhe mais um beijinho!
Lamento imenso! Nem consigo dizer mais nada deve ser uma dor insuportável. Também conheci a história da Susana por alto no PB, e fico muito triste por saber desta terrivel noticia!

Beijokas para ti também e bom fim de semana...

 
At 11:59 da tarde, Blogger Maria said...

Só uma mulher com uma força admirável e com uma coragem inesgotável pode sobreviver a uma situação tão injusta... Não conheço a Susana mas admiro-a muito! Um beijinho muito grande para ela, carregado de miminhos.

E para ti Musa, outro beijinho muito especial, por seres uma amiga tão presente e tão sensível. E muitos beijinhos para as estrelinhas!

Maria

 
At 12:38 da manhã, Blogger Sefas said...

Bolas, que triste!! Há coisas tão injustas na vida! Beijinhos

 
At 12:56 da manhã, Blogger R. said...

Minha querida, sempre com palavras tão lindas e a descrever tão bem tudo aquilo que sentimos. É uma pena que isto tenha acontecido. Penso a toda a hora na Susana e na sua dor inimaginável e vejo mais do que nunca a força humana que ela é. Espero sinceramente que ela e o marido se recomponham depressa e encontrem as forças que necessitam para voltar a viver.

Para ti minha querida desejo-te toda a felicidade!

 
At 10:29 da manhã, Blogger Avozinha said...

Não conheço a Susana, mas apenas posso deixar para ela a minha oração pelo consolo de só vem de Jesus.

 
At 11:06 da manhã, Blogger Raio de Sol said...

ás vezes o mundo cai-nos em cima, naquele momento em que não estamos mesmo nada à espera, não há palavras para exprimir aquilo que sinto, nada poderá descrever uma dor dessas, nada poderá apagar a dor dela... a vida é muito injusta.

 
At 3:20 da tarde, Blogger Sónia e MI said...

Eu como já disse em outros blogs, so soube hoje e estou sem palavras.
Como é que pode acontecer, porquê?

A vida é muito injusta, e na maioria das vezes para quem menos merece sofrer.

um beijo grande e muita força!

 
At 4:15 da tarde, Blogger Kitty said...

Há momentos na vida em que questiono a existência de Alguém que olha por nós...
É o pensamento que teima em não me sair da cabeça...
Beijinhos para ti e para a tua barriguinha

 
At 9:40 da tarde, Blogger cris said...

Isto foi tão terrível, que me fez pensar muito, mesmo muito. Não consigo sequer imaginar a dor daquela mãe.
Beijos

 
At 12:42 da manhã, Blogger Cristy said...

Como pode acontecer uma crueldade destas...A vida é muito injusta!!
Beijinhos e bom fim de semana

 
At 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um abraço muito, muito forte para a tua amiga, continua assim super amiga dela pois ela vai precisar muito de ti, muita esperança e que ela logo, logo volte a sorrir, beijos com muita força e coragem

 
At 5:50 da tarde, Blogger Bem Me Queres said...

Não há palavras. A nossa amiga não merecia...
Bjs doces
Cláudia

 
At 8:39 da tarde, Blogger Elsa said...

Amiga o que eu mais gostava era de poder subir mais um pouco e dar um abraço daqueles que sabe tão bem, de ver-te com uma barriga linda e um sorriso nos lábios. Só que cada vez que eu vou a COimbra tenho que vir logo para baixo, pois o trabalho espera-me. Mas assim que eu puder, tu não me escapas!

Jinhos grandes e muitas festinhas na barriguita.

Elsa

 
At 10:43 da tarde, Blogger Amor de Mãe said...

Vim desejar-te uma optima semana!!

Beijinhos

 
At 1:01 da tarde, Blogger Vida a 4 said...

Um beijinho muito grande de força à Susana.
Há coisas injustas que acontecem e que não nos apercebemos do porquê. Esta é uma delas.

 
At 1:48 da tarde, Blogger Uma vida (im)perfeita!!! said...

Olá fofinha.
Ainda fico com um nó na garganta quando leio alguma coisa sobre a Susana. Como é possivel, meu Deus? Criar tanto sofrimento a quem tem tanto amor para dar?
Não consigo entender. Ontem na missa pedi muito pela Susana e pelo marido, para que consigam ultrapassar tal sofrimento.
Para ti, minha querida, quero-te deixar muitos beijinhos ternurentos e muitos miminhos para a Leonor e para o Dinis.
Carla

 
At 2:22 da tarde, Blogger Penélope said...

Um bj para ti e um abraço muito apertado à Susana.

 
At 2:51 da tarde, Blogger Lebasiana said...

beijinhos amiga!!! realmente há coisas que não se entendem! :(

 
At 3:41 da tarde, Blogger Mamã artesã said...

Não é justo que depois de tanta luta, ela tenha perdido as suas estrelinhas. Deus é cruel.
Apesar de não sofrer de infertilidade, fiquei arrasada com essa história porque não mesmo justo.
Joquinhas
Sofia

 
At 5:18 da tarde, Blogger Norita said...

Beijinhos grandes para todos é só o que me ocorre dizer.

 
At 4:07 da manhã, Blogger Smas said...

Olá, Musa!
Queria deixar aqui algumas palavras que minimizassem a dor da Suzana, a sua tristeza mas sei que não há palavras perante tamanha injustiça. Nem imagino o que ela está a sentir se até eu que apenas agora conheci a sua história fiquei triste com a notícia porque ninguém merece, muito menos vocês que tanto lutaram para conseguir os vossos bebés.
Um beijinho muito grande para ela e outro para ti e um abraço muito apertado para te dar forças para a apoiares.

 
At 3:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Soube ontem o que aconteceu a tua amiga Susana, não a conheco mas gostava de tambem eu deixar-lhe aqui um enorme beijo e felicidades...


E para ti também, continua a ajudar essa tua amiga porque é nestes momentos que realmente precisamos de amigos verdadeiros e isso tu demonstras se lo.
Beijos

 
At 8:18 da tarde, Blogger Jolie said...

Um beijo muito apertado para a Susana. Não tenho palavras para lhe deixar.

Um beijo para ti também.

 

Enviar um comentário

<< Home