Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Eu e as outras...

Neste post vou tentar falar dum assunto algo delicado, com o qual tenho alguma dificuldade em lidar, mas bolas!, criei este blog para isso mesmo... Espero que me entendam...
Quando me apercebi que não ia ser muito fácil para mim engravidar, iniciou-se o fenómeno “todas-as-mulheres-à-minha-volta-estão-a-ficar-grávidas-mesmo-as-que-começaram-a-tentar-depois-de-mim”.
A primeira foi uma pessoa de família e ainda hoje me custa explicar o que senti quando soube da novidade: acho que comecei por ficar hiper excitada mas ao mesmo tempo, quase como se me sentisse traída, tipo “mas eu comecei a tentar antes, como é que é possível ela já estar grávida?”. E meia hora depois, já a sós com o M., desatei numa choradeira incontrolável, misturada com uma vergonha enorme por estar a sentir aquilo… Nunca tinha experimentado uma sensação assim e senti-me pessimamente.
Durante muito tempo (até encontrar outras pessoas na minha situação que eu que me mostraram que esta reacção é relativamente normal) achei que era uma pessoa horrível: invejosa, mesquinha, que não conseguia alegrar-se com a felicidade dos outros…Entretanto, outras mulheres da família começaram a engravidar, e depois foram as colegas de trabalho, a seguir as mulheres dos amigos do M., as apenas conhecidas e, finalmente, as minhas melhores amigas… Com toda esta experiência já aprendi a lidar melhor com a situação: no dia em que sei a notícia, há sempre aquela mistura de sentimentos e tenho sempre uma crise de choro que basicamente se resume a “Então e eu?!!!.... Quando é que vai chegar a minha vez?!!” e o eterno “Porquê?!!”. Mas depois passa, e quando os bébés nascem é sempre uma alegria! Só tento é evitar ambientes ou reuniões em que se juntam só mães e grávidas e eu seja a única que não me incluo nem num grupo nem no outro. Pode parecer uma estupidez, mas não consigo deixar de me ver como uma intrusa, uma pessoa que não é normal e nessas alturas, a dor daquilo que me falta para ser feliz toma completamente conta de mim e sofro imenso, chega mesmo a ser uma dor física… Por isso, resolvi poupar-me: não deixei de gostar de ninguém nem de me dar com ninguém mas decidi não me expor a situações que me fazem sofrer, decidi proteger-me. Será cobardia, inveja? Não sei…

4 Comments:

At 8:26 da tarde, Blogger Josy Medeiros said...

É um tanto complicado, quando estamos tentando engravidar... e para todos os lados e locais que vamos vemos grávidas e mais grávidas... eu sei como é isto! Entretanto pode ter certeza que o NOSSO DIA também chegará!

 
At 6:40 da manhã, Blogger Bunny said...

Ola meu amor,
infelizmente todas passamos por isso, até chegarmos à conclusao que as outras teem tanto direito a ser mães como nós...nós temos é que sofrer mais um cadinho...
Mas acredita q damos ainda mais valor aos nossos bebés !
Beijinhos c ternura

 
At 8:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Amori,

Tudo o que acabei de ler descreve o que se passa nos coraçõesinhos de quem, como tu, passa pelas lides da infertilidade. Não te recrimines por isso. A tua (a nossa) vez tb vai chegar e, uma coisa podes ter a certeza, a maternidade terá um gosto bem diferente.
Beijinhos doces e nada de desanimar....
Cláudia (cvieira)

 
At 9:53 da manhã, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Como diz a bunny toda passamos por isso e mesmo eu já pensei isso....e digo-te mais...soube na semana passada que uma amiga está grávida e o meu pensamento.....não sei porque, são as tais coisas que não se explicam, pensei: Caramba....ela cmeçou a tentar em Setembro....bolas....já está grávida!
Comentei com uma amiga que está a fazer tratamento e ela dizia...eu pensei isso....o mesmo que tu.

Deves é ter orça, lutar e vais ver que conseguirás ter o teu bébé!

Mil beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home