Primeiras semanas
Os primeiros dias da minha Graça foram muito pacíficos. Depois de uma perda incial de peso de 300g, a minha boneca recuperou o peso da nascença ao 5º dia de vida, um verdadeiro feito!
No 4º dia de vida no entanto, fomos numa angústia às urgências do pediátrico depois da minha bébé ter bolsado sangue (a meu ver em grande quantidade) a seguir a uma mamada. Lavada em lágrimas lá fui para a triagem, onde quase gozaram comigo e me chamaram a "mãe das mamas que sangram". Pois, o sangue era meu e eu tinha os mamilos numa lástima! A médica que nos atendeu aconselhou-me mamilos de silicone porque caso contrário não ia aguentar muito mais tempo amamentar a minha bébé. E de facto, as dores eram excruciantes, mas o que é que nós não aguentamos por eles?
No dia seguinte à noite comecei a ficar cheia de febre e no dia depois desse comecei a usar os mamilos de silicone e fui às urgências onde me diagnosticaram uma mastite, medicaram e voltaram a recomendar os mamilos de silicone.
Nesse dia à noite comecei a achar a minha menina muito agitada e como qualquer mãe bem informada, atribuí as culpas às famosas cólicas. Assim passamos um fim de semana inteiro, até que na primeira consulta no pediatra, ao 9º dia de vida da minha bébé, descobrimos que ela tinha perdido nos últimos 4 dias quase 200g!!!!
Percebi logo que os mamilos de silicone tinham sido um erro! A minha bébé chorava horas a fio de fome e não por causa das cólicas! Vim para casa para tentar amamentar sem os mamilos e voltei ao pediatra 2 dias depois mas a Graça continuava a perder peso. As dificuldades dela em mamar tinham provocado uma diminuição drástica na minha produção de leite e viemos com indicação para iniciar o suplemento.
Não podem imaginar a quantidade de lágrimas que chorei nesses dias de angústia e de culpabilização em que que me torturei por ter deixado a minha filha sofrer e passar fome. Não me conseguia perdoar por não me ter apercebido de nada, apesar de alguns sinais que fui detectando, quase inconscientemente...
Felizmente, o pior já passou: a minha bébé, depois de introduzir o leite artifical, engordou mais de 400g na última semana e neste momento, graças à estimulação e insistência, já quase não bebe suplemento pois eu voltei a ter leite para ela.
Agora temos tido alguns episódios de cólicas que a fazem berrar desalmadamente, ora de dia (menos mal), ora de noite (pior, mto pior), mas desde que ela esteja a crescer e saudável, havemos de encontrar calma para lidar com eles.
Posto tudo isto, eu e o M. estamos actualmente absolutamente de acordo quanto a um ponto: ficamos por aqui no que à nossa descendência diz respeito...